terça-feira, 30 de junho de 2009

O mundo anda tão complicado

Pegando gancho em uma linha mais light de escrita (aproveitem porque dura pouco) estive pensando ou tentando entender de onde vem a afinidade. Por que gostamos de alguém ou não gostamos antes mesmo de conhecer.
Na infância e na adolescência todo mundo já viveu aquela história de “não vou com a cara”, seja sendo a pessoa que fala ou a que escuta. Mas porque as amizades que surgem na infância e na adolescência são mais duradoras? Normalmente os grandes amigos que levamos para a vida surgem nessa época, por quê?
Alguns podem dizer que é porque nessa fase da vida que geralmente temos menos responsabilidade, nossa vida se resume a estudar e com isso temos mais tempo livre para interagir. Será só isso? Tenho uma visão diferente, e acho que nessa fase da vida as pessoas são elas mesmas, não usam tantas máscaras, não tem tanto medo ou pudor de se envolver com alguém, elas são mais simples, menos interesseiras, se contentam com pouco ou quase nada.
Pare pra pensar como antes todos se divertiam muito mais com muito menos, as situações não precisavam ser grandiosas para ser especiais. Bastava alguns bons amigos, algumas aventuras e pronto, estava ali uma história para a vida inteira.
Com o tempo tudo fica muito complicado, as coisas têm que ser grandiosas demais para serem legais e as pessoas tem que dar cada vez mais para parecerem interessantes, existe no fundo uma disputa por certas amizades, pessoas acabam sendo quem elas não são, para parecer mais legais pra alguém, triste né?
A afinidade passa a se restringir com quem está perto de você, as opções diminuem, falamos com muitas pessoas, mas não conhecemos ninguém. Temos listas cheias de amigos no MSN e no Orkut e não sabemos nada sobre eles, apenas o superficial e no máximo descobrimos a tão perguntada “boa do fim de semana”.
Pare pra pensar nas últimas pessoas que você conheceu e tem contato, o que sabe sobre ela? Sabe dos pais? Sabe se tem irmãos? Sabe do que faz? Dos Sonhos? De nada adianta saber pra onde foi ou vai, se não sabemos quem cada um realmente é.
O mais engraçado é que às vezes jogamos fora anos de amizade por um simples desentendimento e aquela pessoa que era seu confidente, seu amigo, acaba sendo apenas mais um de uma multidão de pessoas que ficaram pra trás, e depois de um tempo você já nem lembra o porquê.
Mas voltando ao assunto principal, por que escolhemos alguém para ser amigo? Será interesse? Será alguma idéia em comum? Será aparência? Será falta de opção? Eu prefiro acreditar que é destino, pois em um mundo em que temos cada vez mais conhecidos, e menos amigos, é o que me resta acreditar...

4 comentários:

Marina disse...

ahuuhauhahua
adorei!!!
esse lance de afinidade é fogo mesmo! mas que bom que ainda acontece! e que aconteceu com a gente..nosso grupinho é o mais legal da Pós!!!!

Diego disse...

Cara, eu já acho que a amizade ocorre mais facilmente na infância ou adolescência porque não temos outro foco nessa fase da vida senão socializar. É natural do ser humano e faz parte do processo de crescimento mesmo.
Nesta fase buscamos, pessoas com as mesmas referências, gostos e etc. Buscamos o nosso grupo, pessoas que sejam parecidas conosco.
Quando chegamos a maturidade isto já não é mais tão importante. Por alguns motivos: primeiro, você já o fez quando era mais novo, e você acredita que já encontrou seus grandes amigos, se fechando de certa forma pra novas amizades. Segundo, o foco da vida muda completamente. Você tem o trabalho, tem a namorada, noiva ou esposa, tem contas pra pagar, contínuo estudo profissional, enfim... são uma série de fatores que acabam limitando a conquistas de novas amizades nessa fase.
É somente uma questão de foco...

Abs.

Meu Blog Chegou disse...

Concordo em partes com o Diego, mas tudo q vc disse no texto é verdade mesmo, e eu fico PUTA qnd nego vem me chamar de 'amiga'. Mermão, tu sabe o q da minha vida? Sabe q eu já quase morri afogada? Que eu não sei andar de bicicleta? Tenho discussões feias até com meu namorado, q chama meia dúzia de irmão sendo q não sabe nem o nome da primeira namorada do cara, nem a segunda, só a última, e olhe lá.

Mas enfim, a superficialidade das 'amizades' tem sido comum mto pelas facilidades da internet, mas como eu disse no comentário do post anterior e repito: as pessoas fazem pq querem. Dá trabalho manter contato? Concordo. Mas dá pra arrumar um jeito pra quem vale a pena.

Paulinha disse...

Já vi que o senhoir andou insipradopela quantidade de revisões feitas hahaha

Realmente é mais difícil você se tornar amigo de algupem após as duas fases da vida citadas, mas ainda sim poucos, porém grandes amigos na faculdade e pós. Amigos, aliás, que acredito ser a força do destino que os trouxeram pra minha vida!
Quanto aso interesseiros...triste, triste mesmo