quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vai um pedaço aí?

Desculpe a todos os leitores desse blog por não ter postado nada ontem (entende-se todos por Pai e Mãe), mas foi porque estava sem saco. Mas hoje estive pensando...
A obesidade no Brasil e no mundo está tomando proporções assustadoras e está indo totalmente contra o fluxo de melhora de qualidade de vida e distribuição de renda. Mas por que quanto melhores informados ficamos, quanto mais dinheiro temos, quanto mais expectativa de vida é criada pior comemos?
E quando eu falo de problemas com alimentação não falo somente de obesidade, pois existem pessoas magras com anemia, desnutrição e etc.
Com a correria do dia a dia e a melhoria na renda, alimentos como biscoitos, conservas, congelados, enlatados e tudo sem valor nutritivo fazem mais parte ainda da nossa refeição diária. Mas já que o governo se mete em tudo, por que não faz algo para isso também? Por que não incentiva o consumo de alimentos mais saudáveis? Em um futuro não muito distante ele também terá que arcar com o problema causado por má alimentação, assim como ocorre com o cigarro, bebida e etc.
Outra barreira encontrada para quem pensa em se alimentar bem são as festas. Se você não está em um meio de pessoas naturais, tenta não beber refrigerante ou cerveja em uma festa e vai beber o quê? Água... E comer, vai comer o quê? Existe em festas um tremendo descaso com pessoas que querem se alimentar bem, porque se você não come salgadinhos, doces e coisas do tipo é melhor levar um lanche de casa, pois sua situação está braba.
Por mais que a gente ache que é conversa, um dia pagaremos por problemas que nós estamos causando a nossa saúde com uma falta de alimentação adequada, pois como dizem os nutricionistas, a gente é o que come... Ou ultimamente, o que não come.
E não aguento quando vejo mulheres conversando... "Nossa essa calça me engorda tanto", parafraseando meu pai eu digo... A calça não engorda, o que engorda são as porcarias que você come...

2 comentários:

Paulinha disse...

Nem me fala...Eu que vivo nesse esquema de dieta sei bem disso. No final das contas vc acaba abrindo mão para não parecer uma pessoa mal educada. Quanto a sua visão sobre o governo em relação a avaliação nutricional acho legal. No DATASUS éfeito o controle, mas não há nenhuma ação do Ministério da Saúde para prevenir e controlar a sapude pública neste sentido...Uma pena.

Meu Blog Chegou disse...

fato. eu q não bebo refri, qnd não quero cerveja me ferro, e qnd to de dieta (o q deveria ser sempre, ao menos balancear a alimentação) fico com fome, pq realmente não tem q o comer. to contigo, nego come mal demais e nem se dá conta disso, principalmente quem é magro...