terça-feira, 23 de junho de 2009

Justo, muito justo, justíssimo...

Estive lendo ontem (sim eu leio!) que uma eleição para vereador no Estado do Arizona foi decidida por meio de um jogo de baralho. Não, eu não estou fazendo nenhuma piada de duplo sentindo ou algum tipo de título pra chamar a pessoa pra ler, mas que na verdade não se trata daquilo. Pasmem, foi isso mesmo que aconteceu! Em uma cidade do Arizona a eleição terminou empatada e o desempate foi decidido no jogo de cartas já que a constituição da cidade permitia que o desempate fosse feito através de um jogo de azar e o vencedor foi o que tirou um rei de copas.
Agora vamos pensar friamente nisso, imagina você viver em uma cidade em que o futuro da política é decidido através de um jogo de azar. Imagina se a moda pega? Imagina se a nossa política tão bem estruturada também funcionasse assim? Estou até vendo mesas de pôquer sendo montadas, com bebidas, mulheres, charutos e pessoas falando: “O vencedor da próxima rodada leva a prefeitura” ou “Vou apostar meu Governo contra o Senado de vocês”, meio surreal né... Mas se existir essa possibilidade é isso que iria acontecer.
Eu teria uma solução melhor, em minha opinião as eleições aqui teriam que ser decididas através de um jogo de azar sim, através de um jogo de roleta russa, o que sobrar no final tem direito a se eleger. Justo não? Acho que só assim, no fim de tudo, poucos candidatos sobrariam para o próximo ano e duvido que dos que ganhassem iriam tentar a reeleição.