segunda-feira, 15 de junho de 2009

E depois do fim?

Não, esse texto não é sobre reencarnação, espiritismo ou qualquer outra religião.
Alguém já parou para pensar o que acontece depois do fim? Continua vaga essa pergunta, mas em filmes novelas, seriados e afins, alguém já parou para pensar no que acontece depois do fim?
Será que depois daquele último capítulo, da última cena, de quando os créditos aparecem na tela... Não existe mais nada?
Será que aquele casamento tão esperado e atrapalhado pela vilã foi perfeito? Será que eles não brigaram por nada? Nem pela pasta de dente? E TPM? Ela não teve?
Será que aquela última conversa em que cada um vai para o lado é definitiva? Eles nem se ligam uma vez que seja para tentar resolver o que ficou pra trás?
Sempre fico me perguntando nessas obras fictícias o que acontece depois. A vida não pode terminar ali. E se devido a algum daqueles ferimentos ele morrer depois? Será que ele será preso por roubar algum carro em momentos de perseguição? Será que ele foi perdoado de todos os crimes que cometeu? E a nova vida que começa depois dali? E o vilão que foi preso, será que foi realmente condenado? Nunca mais saiu da cadeia? E o cara que saiu com a cunhada, nunca mais teve uma queda pela irmã dela? O amor é descoberto para sempre de uma vez só? Aquela que voltou para casa depois de um fim de semana e pediu para ele não mais a incomodar, nunca voltou? Ele nunca incomodou?
Os finais geralmente amarram todo o contexto da história, mas depois daquilo há tantas possibilidades que sempre me faz pensar no depois e talvez por isso goste tanto continuações, mas o depois sempre gera o depois, e o depois e etc...
Gosto dos filmes que falam do que acontece ao longo da vida (poucos), que falam do personagem e que aconteceu isso ou aquilo com ele, que ele fez tal coisa no ano, se separou, casou de novo, entre outras coisas.
Deve ser por isso que eu gosto tanto quando os personagens principais morrem no final. Só assim eu sei o que acontece depois, e guardo minha imaginação para coisas mais úteis...

3 comentários:

Paulinha disse...

O engraçado é que já pensei nisso e me perguntei se eu era curiosa demais, mas vi que nao...e o Renato Mendes o que aconteceu com ele? E a com a Nazaré?? Hahahahahah

Meu Blog Chegou disse...

Hahahaha! Idem, tbm fico me perguntando. Confesso q não em novelas, mas em filmes.

Interessante o tema...

Marcelle disse...

A vida continua depois do fim, meu caro. No caso dos filmes, eles fazem as temidas continuações. O problema é que, geralmente, é difícil superar o final feliz original. Minha singela opinião é que a vida é composta de vários clímax...
Seriado é um bom exemplo de histórias que parecem nunca acabar, tipo ER, que durou 15 anos! Ou então, os Simpsons!