domingo, 7 de junho de 2009

E se fosse...?

Esses acidentes aéreos e mortes trágicas são sempre muito chocantes. Sempre a sociedade absorve o luto e a dor dos parentes que nela se encontram, missas são feitas, organizações não governamentais sem fins lucrativos são feitas, tudo muito doloroso e intenso, mas e quando é diferente?
Não estou aqui para julgar a dor de vítimas de parentes, se uma dor é maior que a outra, pois como dizia Frejat: “Todo mundo é parecido quando sente dor” e realmente é, mas porque a sociedade não se sente tão chocada e vitimizada quando outros tipos de acidentes acontecem?
Acho que o que nos assusta nesse tipo de acidente, o que é comovente é a sensação de que estamos imunes ao acaso do destino, de que qualquer coisa realmente pode acontecer a qualquer pessoa.
Porque quando existe uma rebelião em um presídio, não nos choca tanto?? Porque não procuramos tantas respostas? Porque quando um caminhão rola de alguma ribanceira com centenas de romeiros, merece apenas um destaque de 15 seg no telejornal local? Moradores de rua sofrem chacinas e todos dizem que é um absurdo e só...
O afastamento de determinadas situações, fazem com que inconscientemente nos não nos importemos com elas, mesmo que uma vida perdida ou tirada, tenha a mesma dor e perda para todo mundo.
No caso do airbus 447 que caiu e deixou mais de 200 vítimas é muito triste, a nossa busca por corpos por destroços é diária, é constante, o amparo que a mídia e a sociedade dão para os parentes é muito forte, comovente e realmente necessária. Mas agora eu pergunto... E se fosse um caminhão de bóia fria???

5 comentários:

Paulinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinha disse...

É um longo processo que começa com a abordagem feita pelo repórter, que passa pelo editor chefe e as vezes ainda tem outros acontecimentos. É impossível ser100% imparcial e acho que eloes levam em conta o fato de uma queda de avião não ocorrer frequentemente como a de caminhões nas estradas do Brasil. A dor? Realmente não se distingue, mas muitas vezes já se sabe como será o impacto que vai causar na sociedade de um modo geral e o ibope vai bombar...

Dudu (teu xará) disse...

Exatamente como o Tiger disse, desastre com aviões são no minimo intrigante, a julgar pela maxima de que o transporte mais seguro ser o de aviões. Todos querem saber como aconteceu nos minimos detalhes, e a midia adora ibope. Por isso tanta especulação em cima. Eu particularmente detesto a midia usar o sofrimento alheio para ganhar ibope seja de qualquer forma possivel.

Anônimo disse...

... bem, cada produto tem seu valor. mídia negativa dá lucro ...hauhau

Alline disse...

Mídia *especulativa* dá ibope...

Já li 300 teorias sobre o que "aconteceu" com o Airbus... Só que a caixa preta ainda nem foi (será que será?) encontrada... Até lá, tudo que temos é chute, especulação...

Ah, é o mesmo princípio dos tablóides, o povo adora ver a desgraça alheia... Ainda mais quando são 200 e poucos "ricos" [do ponto de vista do povão] que estavam indo pra Paris.