sábado, 6 de junho de 2009

Depois da do papagaio...

Sei que sou suspeito para falar, mas realmente acho essa lei seca uma palhaçada.
Primeiro, ela não existe para proteger os cidadãos contra acidentes de trânsitos, atropelamentos e imprudência em geral, mas sim para proteger o governo contra gastos com hospitais, reconstituição de rodovias, postes, etc...
Não sou realmente a favor de o cara sair bebendo e dirigir (apesar de ser adepto dessa filosofia de vida) e realmente acho que o governo não pode ficar gastando parte de seu orçamento que seria para melhorar o bem estar da população e não para arcar com merdas que alguns fazem por aí.
O ponto que tenho para criticar essa lei seca, primeiramente é o seu método de medição para saber se o indivíduo esta ou não apto para beber, pois existem pessoas que com 1 copo(a grande maioria) está em totais condições, e mesmo assim corre o risco de por fazer um brinde, ser tratado como um criminoso... Lamentável
O outro ponto, talvez o mais importante, é a falta de estrutura que a nossa sociedade nos dá para transportes alternativos, principalmente no horário da noite. A falta de segurança não precisa ser comentada assim como a falta de transportes públicos na madrugada. Por isso, acho engraçado quando leio aqueles adesivos nos ônibus “Bebeu, vá de ônibus”, alguém já tentou pegar um ônibus de madrugada? Existem ônibus da madrugada? Os que existem, são seguros???.
Ah, você pode dizer que existem táxis disponíveis 24 horas do dia. Sim, existem, mas será que toda a parcela da população pode arcar com táxis em todas as ocasiões que estejam procurando uma distração?
O que está acontecendo, é que o direito de algumas pessoas de beber e dirigir estão sendo tirados, e nada é feito para substituir isso, nenhuma solução foi dada nem nada.
Pessoas estão sendo presas e marginalizadas por operações gigantescas acompanhadas por veículos de comunicação que tratam trabalhadores que procuram um tipo de diversão em verdadeiros vilões, sem que nenhum tipo de defesa seja dado.
Não estou aqui para criticar a campanha de lei seca, ou se é certo ou não beber, mas sim a falta de estrutura que é dado para a pessoa que trabalha a semana inteira e quer no fim de semana, sair e beber talvez duas cervejas com os amigos.
Enfim, em um futuro não muito distante, quando eu comprar uma dessas revistas de piadas, logo após as dos portugueses e do papagaio, virá a da lei seca...

2 comentários:

Paulinha disse...

São tantas as cosias que cercam essa polêmica... Tem gente que bebe 3 chopps e por dirigir há anos está ok para seguir seu caminho na boa. Cada organismo reage de uma forma e realmente a infra-estrutura do transporte público é péssima, pois metrô, por exemplo, só até 23hs. Aqui em Orange pra sair de bus dps das 22hs só rola de 30min em 30min para a maioria das linhas e gastar grana com táxi toda hora + grana de entrada e/ou consuma = facada na certa! Por que o governo não disponibiliza o bus alcool free levando vc nas portas das princiapis boates?? Jpa teve um projeto deste, mas não do governo...e dava até latinha de cerva + passagem por 5 reais =P
O governo tem que dar subsídios com educação no trânsito desde o jardim I, melhorar os hospitais públicos que são uma vergonha e dar um salário mais digno aos profissionais da área de saúde (acho que já to começando a viajar rs).

Alline disse...

Pra mim, aqui deveria ser igual na Alemanha... Vc pode beber o quanto quiser e sair dirigindo... Mas se vc causar qualquer tipo de acidente (até com um poste) a sua punição será mais rígida.

Eu considero isso uma violação ao meu direito constitucional de ir e vir! Lógico que tem os irresponsáveis que vão tirar racha na rua, fazer zigzag e talz... Mas muitos sabem q estão +- e vão na moral, devagar, consciente do seu estado...

A aplicação da lei seca é mais uma de um monte de leis aí pra dar ibope pro governo. Antes de se pensar nisso, como vcs disseram, deveriam haver outras possibilidades além do taxi... Aposto que Lulinha bebe sua cachacinha! Ah, mas ele tem motorista, pago por nós.