quarta-feira, 1 de julho de 2009

Viver e não ter a vergonha de ser feliz...

Alguém já viveu aquele sentimento de: “Por que eu não pensei antes?”
Essa pergunta dentro de nós é horrível e muito comum, não vai confessar que nunca depois que você fez suas necessidades no banheiro (desculpem, mas tive que usar esse exemplo, afinal é universal) reparou que estava sem papel, ou que depois de tomar banho viu que a toalha estava molhada e pensou: “Que merda, que idiota que sou...”
Momentos como esses nos deixam bastante irritados com o desejo de querer voltar no tempo por algum segundo e fazer cada detalhe diferente, porém situações como essas não são tão constrangedoras, por quê?
Geralmente o constrangimento é um conceito que temos sobre nós na visão de alguém. Exemplo, cair é sempre ruim, mas quando alguém vê o tombo é bem pior. Não tem nada pior que aquele tombo fenomenal na rua e você olha pra trás e tem alguém te olhando com aquele sorriso de canto de boca e ainda pergunta: “Machucou?”. Na boa a pergunta irrita mais do que o tombo em si, porque no fundo a gente sabe que a pessoa está se mordendo para não rir. Existe algo mais divertido do que aquele tombo acrobático? Tem dias chatos que eu daria tudo para ver um tombinho que fosse. Dependendo me contentaria até com uma escorregadinha de nada.
Não temos vergonha de ficar bêbado, mas sim de quem nos viu bêbado (em alguns casos). Não ficamos confrangidos daquela foto estranha, mas sim de alguém ver aquela foto estranha.
A vergonha é sempre nossa vergonha, porém, de certa forma é um sentimento mais altruísta que existe, pois sempre, ou quase sempre, dependemos de alguém para que ele aconteça. Nesse caso o outro sempre vem a frente.
Dificilmente sentimos constrangimentos quando estamos sozinhos e podemos até nos arrepender, sentir culpa, mas nunca teremos um sentimento escancarado de vergonha que temos na frente de alguém.
Na minha visão utópica de mundo perfeito, um dia a humanidade terá um retrocesso e as coisas serão tão simples que não existirá mais vergonha de tudo e o único tipo de constrangimento que importará é o de não fazer realmente tudo que a gente quer e o de ser feliz.

2 comentários:

Meu Blog Chegou disse...

Ah, eu gostei do texto! E concordo tbm: é vergonhoso qlq coisa na frente dos outros, nunca qnd estamos sozinhos...

E utopia boa, essa de ter vergonha de nunca ter sido o q sempre quis, ou nunca ter realizado os sonhos...

Paulinha disse...

Adorei o texto! Concordo plenamente, mas de tão estabanada que sou já não tenho mais vergonha hahahaha =P