quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lixo nosso de cada dia

Tanto se fala de meio ambiente e do futuro do mundo, muito se fala da Camada de Ozônio, do racionamento de água, desmatamento e etc.
Mas será que realmente chega para nós uma coisa realmente concreta de como mudar tudo isso?
Eu vejo sim, um bastante interesse de todos em criticar a sociedade e o caminho em que o mundo está. Pessoas famosas dando lições de moral e um pensamento totalmente catastrófico sobre o que pode nos acontecer. Algo realmente é feito para mudar isso?
Vamos pegar como exemplo a nossa coleta de lixo e a tão falada reciclagem. Nós, os leigos (ou pelo menos eu, o leigo) temos um real acesso a reciclagem? Sabemos realmente que passo dar para separar o lixo? Normalmente isso só é ensinado em uma daquelas visitais de ação global que é registrado pelo RJTV, mas a sociedade em si, sabe muito pouco sobre o assunto.
Quando as notícias e informações precisam chegar ao conhecimento de todos, a mídia consegue facilmente. Todo mundo sabe quando o marido da Suzana Vieira morreu em um motel com a namorada ou que o Ronaldo pegou Travesti lá na Barra; No entanto, por que a gente nunca sabe como reciclar corretamente um lixo?
Eu não sei exatamente que tipo de lixo pode ser reciclado ou como se faz separação, pois as informações nunca chegaram e eu também por total desinteresse, nunca fui atrás delas.
Não vou culpar somente quem não me diz sobre a reciclagem, talvez eu também tenha culpa de não querer ficar sabendo, mas acho que essa é a questão. Por que para determinados assuntos não temos um interesse nem de informar e nem de ficar sabendo e apenas de criticar?
Será que existe algum interesse em não haver conhecimento geral sobre reciclagem? Será que as informações sempre estiveram ali e eu que nunca quis ver? Dúvidas como essas sempre vão existir enquanto eu não me preocupar em aprender e nem eles se preocuparem de me ensinar... Vai entender.

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

idem, tbm não sei nada de reciclagem, a última vez q tive o contato mínimo com ela foi aos 6 anos, numa feira do C.A. hahahaha parece piada, mas é verdade e faz todo o sentido com seu texto.

qnd morei no canadá me lembro q rolava algo sério de reciclagem por lá, em CADA CASA. aí sim, acho q funciona.

e tbm acho mto fácil criticas mas ngm tomar nenhuma atitude pra, pelo menos nisso, o brasil, conseguir ser um país de primeiro mundo...