segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quem não é não se esconde...

É muito comum sermos todos amigos de todos, termos amigos que amamos e que estão acima de qualquer coisa, aquela amizade linda de confidências, declarações, até que um lindo dia daqueles de sol, os interesses passam a se chocar e o que era belo talvez nem seja mais.
Acusações são trocadas e os melhores amigos passam a chamar um ao outro de egoísta... Quem nunca viveu isso?
Egoísmo segundo o Wikipédia (o novo pai dos burros) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona, entre outras palavras, é o oposto do altruísmo.
Pensando dessa maneira, quem não for altruísta pode ser considerado egoísta? Quem não colocar o bem do outro a sua frente, é realmente egoísta?
Geralmente somos chamados de egoístas e egocentristas por defender nossos interesses e pontos de vista sobre determinado assunto. Mas o quê deveríamos fazer? Acho que a palavra egoísta ficou muito “pop” assim como “TPM” e “Stress” e passou a caracterizar toda pessoa que não pensa como alguém quer que ela pense.
Quando se pensa em dinheiro, tudo fica ainda mais claro Quem não quer ganhar mais que o outro ou quem vai abrir mão para que o outro ganhe mais que você? Se a solução for metade/metade, seriam os dois altruístas, pois dariam a metade do seu dinheiro para o outro ou egoístas, pois pegaram a metade do dinheiro do outro?
Tudo depende de um ponto de vista. Em situações de vida ou morte, quando escolhemos um outro para morrer e não nós, seriamos egoístas? Ou seriamos racionais?
Pensando em todo esse conceito, a nossa sociedade em si seria totalmente egoísta, pois em algum momento deixamos de comer para dar comida para alguém? Em algum momento deixamos de pagar nossas contas para dividir o dinheiro com alguém? Em algum momento deixamos de ser felizes para deixar alguém mais feliz?
Então, pra mim, egoísta não é aquele que pensa em si nos momentos em que precisa pensar, mas sim aquele que pensa, mas que mesmo assim critica o outro por pensar...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Gostei mto do texto, e mais ainda da conclusão. Verdade, todos podemos ser considerados egoístas. Acho q o verdadeiro 'egoísta' é aquele q não sabe a diferença entra egoísmo e individualismo. E é tão tênue essa diferença q às vezes nem eu sei qual é... Mas tento. O que vale é isso...