terça-feira, 7 de julho de 2009

Tesouro perdido

Quando era criança sempre tive um verdadeiro pavor de me perder dos meus pais, lembro-me até de episódios em que me desesperei com essa possibilidade. O tempo passa a gente cresce (pelo menos no tamanho), as coisas mudam, e continuamos com medo de nos perder, mas por que a gente diz que nos perdemos?
Hoje em dia é muito comum a gente ouvir alguém dizer: “Fulano está perdido”, “Eu estou perdido”, estamos perdidos de quem? E por quê?
Normalmente quando estamos “perdidos”, é uma analogia para explicar que não sabemos que caminho seguir em determinada situação da vida. Geralmente na fase adulta tudo é mais doloroso, porque além de perdemos pessoas, acabamos-nos “perdendo” de nós mesmos.
A situação fica insustentável e a necessidade de respostas é constante, um oceano de incertezas se instala e cada vez a gente se afoga mais nele. Daí começamos a fazer coisas que nunca fizemos, experimentar coisas que nunca experimentamos (tem gente que até exagera), procurar dons que nunca tivemos e quando falhamos nisso tudo, dúvidas sobre o futuro são constantes, insatisfação com o presente, medo, angústia e pressão, tudo ao mesmo tempo.
Nesse momento de total caos sempre surge um aspirante a gênio com o clichê: “Você só vai se achar dentro de você mesmo”, quem nunca ouviu essa conclusão? E quem alguma vez a seguiu e conseguiu resolver o problema? Como assim me encontrar dentro de mim mesmo? Acho isso obvio demais e não resolve muito o “nosso”problema.
Estar perdido, para mim, é quando algo não sai como foi planejado é quando algo saí do nosso controle. Estar perdido é quando realizamos menos do que queríamos, quando perdemos mais do que podíamos perder, ou em certos casos, quando temos mais que merecíamos ter...
Entre outras palavras estar perdido é na verdade a nossa vontade de reviver um passado em que achamos que fomos bem mais felizes, pois se achamos que agora estamos perdidos é porque em algum momento já nos sentimos “achados”...

2 comentários:

Meu Blog Chegou disse...

Concordo principalmente com duas coisas: a primeira é com essa coisa de 'voltar ao passado'. O ser humano tem uma mania imensa de nostalgia, como se em tempos passados nunca tivéssemos passado por problema algum. Como muito bem diz minha mãe, toda idade tem coisas boas e ruins, com a mesma proporção.

A segunda coisa é a sensação de termos nos 'achado'. Ninguém se sente achado a menos que um dia se veja perdido. Ou seja, estava achado mesmo? As pessoas esperam demais pelo que muitas vezes já tem e nem se dão conta disso.

Eu sou um exemplo disso...

Diego disse...

Cara, não posso falar nada hoje, a não ser: "Tchotcho pirê!"

M.J.J Forever in our hearts!

R.I.P Michael Joseph Jackson