quarta-feira, 8 de julho de 2009

Disciplina é liberdade

Será que alguma vez na vida já fomos realmente livres?
Sempre falamos de liberdade, sempre almejamos a liberdade, mas nunca conseguimos explicar o que é... Alguém já tentou?
Se não, a pergunta fica no ar: Como podemos querer algo que não sabemos explicar?
Filosoficamente liberdade de maneira negativa é considerada como ausência de submissão e de servidão e de maneira positiva liberdade é a autonomia e a espontaneidade do indivíduo. Mas a liberdade pode ser considerada apenas esses fatores? Se estes estiverem bem estabelecidos em nossas vidas poderemos nos considerar pessoas livres?
A própria sociedade nos aprisiona em normas de condutas e regulamentos que faz a gente perder um pouco desse conceito padrão de liberdade, que é fazer o que quiser, da maneira que quiser e quando quiser (para todos livres são os loucos). Pensando nisso a numeração de documentos, números em bancos, universidades, enfim todo sistema de controle é aprisionador.
Quanto mais evoluímos nesse sentido, menos liberdade passamos a ter. Somos o tempo todo vigiados e acabamos por fazer coisas simplesmente porque devem ser feitas. Seguimos o tempo todo o que a sociedade nos dita, o que é certo ou errado, estamos perdendo cada vez mais o conceito de escolha que se resume a escolher entre opções pré-determinadas por alguém. Isso pode ser considerado liberdade?
A liberdade está diretamente ligada ao nosso bem-estar e não a nenhum tipo de obediência ou aprisionamento. Não está ligado ao fato de estarmos ou não sozinho, de sermos subordinados ou não a alguém, mas sim estar em um caminho único em que queremos estar, é não ter dúvidas entre opções.
Em outras palavras, liberdade pra mim é a certeza de que não existe nada mais certo do que a decisão que estamos seguindo, independente se tem alguém vendo, controlando, vigiando, se gosto de música ou torço pro Flamengo...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Já viu Código 46? É exatamente sobre o q trata seu texto. Dá uma olhada, vale a pena.

E sobre o conceito de liberdade, concordo. Mas convenhamos que pro controle funcionar, é preciso que as pessoas acreditem que são livres...