quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vou dormir hein...

Quem não se sensibiliza com a dor alheia? Quem não sente pena em ver alguém passando necessidades, pedindo um prato de comida? A realidade socioeconômica mundial é muito dura, e eu não estou aqui para discuti-la até porque não tenho conhecimento aprofundado do assunto.
Eu entendo que nem todos têm condições, eu entendo que algumas pessoas necessitam pedir para sobreviver, mas só eu que acho certos “pedintes” chatos?
Algumas pessoas que pedem na rua parecem estudar friamente o comportamento humano. Eles sabem o que nos causa constrangimento ou comoção.
Quando estamos comendo e alguém pede um dinheiro pra comprar comida é uma situação muito chata, estamos pagando a conta e alguém pede: “Tio, me da um dinheiro pra comprar algo pra mim comer”(mesmo se o dinheiro for pra comprar cachaça) e você diz: “To quebrado” e a pessoa sabe que você tem dinheiro... É muito chato, como se pensasse "Po, eu comi, por que ele não pode também?".
Quando alguém aparece com um filho no colo e pede um dinheiro para comprar um remédio ou um leite, quem não fica comovido?
Quem também não se comove com alguém com algum tipo de deficiência física vendendo algo no sinal?
Eu não quero parecer insensível, preconceituoso ou algo do tipo. Nunca vivi, mas imagino da necessidade que cada um passa, sei dos problemas, sei que deve ser difícil não ter o que comer e tudo mais, porém acho que certos casos são exageros e precisam de limites.
Já que o governo gosta de regulamentar tudo, por que não regularizam os pedintes também? Deixe apenas na sociedade os que realmente precisam já que pedir para ajudá-los seria demais. Iindique momentos e lugares para fazerem seus pedidos, ensine-os a não apelar tanto, não usarem crianças se realmente não for necessário, não usarem alguma deficiência física de alguém, e nunca mentir sobre o real fundamento do dinheiro.
Pedir na rua é muito mais fácil de correr atrás (já disse, existem casos e casos), morar na rua realmente deve ser muito mais “legal” do que em dezenas de abrigos que existem por aí.
Na verdade acho que em alguns momentos nos somos pressionados a dar algo pra alguém porque assim achamos que estamos evitando que mais um criminoso surja na “praça”, mas confesso que o discurso do “Eu poderia estar matando, poderia estar roubando” não me convence não, até porque eu também poderia estar dormindo, mas estou aqui escrevendo no blog e não ameaço ninguém com isso...

3 comentários:

Unknown disse...

Não concordo com o regulamentar os pedintes, o que o governo precisa fazer é distribuir melhor a renda,parar com a corrupção, pagamos os maiores impostos do mundo,e ainda assim o Brasil é um país de miséraveis.

Meu Blog Chegou disse...

Verdade, pagamos os maiores impostos e pra onde vai? É foda. Tbm fico com o coração na mão... Queria poder fazer mais. Mas enfim...

Dudu disse...

Isso de regulamentar é uma ironia tá gente... Calma... rs