segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O dom de recomeçar

Na vida sempre esbarramos com um novo começo, o velho e tão falado nos texto de auto-ajuda... Recomeço
Normalmente o recomeço vem acompanhado de uma idéia de desafio, pois você recomeçar algo seja lá o que for, ou seja lá onde parou, ou porque acabou, não é fácil.
Sempre que vamos recomeçar algo nos deparamos com aquele sentimento de Déjà vu, de que já vimos aquilo tudo e não vamos passar por tudo de novo. Já antecipamos problemas, enxergamos barreiras e só lembramos de dificuldades. Dá até preguiça de pensar...
Mas e quando o recomeço é obrigatório? E Quando não temos como escolher se vamos recomeçar ou não? Quando nos vemos em uma situação de que a vida continua, sem se importar se você ainda tem força ou não e ou você vai com ela e recomeça ou você para e ela passa por cima de você.
Mas é aí que ta... Às vezes estamos tão preocupados com o passado, com aquela velha lembrança do que já foi ruim que não percebemos que cada recomeço tem uma peculiaridade, tem algo novo, um novo detalhe, nada é exatamente como foi.
Em um novo começo, você normalmente é uma nova pessoa, pois durante esse período que o fez recomeçar, você aprendeu bastante coisa, você conheceu bastante gente ou teve que esquecer outras...
Reclamamos tanto e evitamos ter um recomeço em nossas vidas sim. Mas por que não vemos por outra perspectiva? Por que não pensamos que o recomeço é uma dádiva ao invés de algo ruim? Vamos tentar imaginar como seria cruel se não tivéssemos esse benefício, se não tivéssemos o direito de recomeçar, se cada decisão ou acontecimento em nossas vidas por mais simples que seja fosse eterno e teríamos que viver com ele pelo resto da vida. Teríamos que sempre estudar a mesma coisa? Andar com as mesmas pessoas? Trabalhar sempre no mesmo lugar, mesmo que insatisfeito? Estar em um relacionamento infeliz? Amar alguém que já não te ama pelo resto da vida? Continuar sendo sempre o mesmo de sempre, simplesmente porque começou assim e assim terá que ser?
Pois bem, não tem que ser assim, a vida sempre dá a chance de um novo recomeço para todo mundo, pois mais doloroso e cansativo que seja, lembranças ficam para trás, mas não são esquecidas, assim como pessoas e atitudes... Somente é preciso recomeçar. Por isso, ao invés de pedir para que tudo dessa vez dê certo, prefiro pedir forças para conseguir recomeçar sempre que for preciso...

5 comentários:

Meu Blog Chegou disse...

Maneiro fazer os outros chorarem no trabalho? Adorei... Ficou muito bom mesmo. Sei que as forças existem e aparecem, onde quer que estejam, mas ainda acho que esse recomeço pode ser dentro do mesmo porto, só que com uma caminhada diferente, porém certamente mais feliz.

Anônimo disse...

Belo texto!

Anônimo disse...

Recomeçar sempre.
Todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo e quantas vezes for preciso.
Adorei o texto.

Lívia disse...

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

É isso aí meu querido... cada recomeço é um novo aprendizado!

Adorei o texto. Muito!

;)

Unknown disse...

deu até vontade de pedir demissão do meu trbalho kkkkkk