quarta-feira, 4 de maio de 2011

Venta Cá, Venta Lá...

O príncipe casa, o Papa vira Santo, o vilão é morto, e o Vasco é vice...(Mengooooo) Essa piadinha de conto da Disney já deu né, muito engraçadinha, mas devido à internet e a repetição constante dos seus usuários ela encheu o saco.
Na piada em si, citam também o Obama como o até então “mocinho” da história, brincadeiras a parte, não dá para eu deixar esse adjetivo passar em branco.
Algumas pessoas realmente consideram o Obama o grande mocinho da história, pois acabou com o grande vilão da sociedade, responsável por tantas mortes naquele 11/09, mas será mesmo que ele, ou quem quer que tenha agido por ele, pode ser chamado de: "O mocinho da história"?
Teorias de conspirações a parte, não estou dizendo que o Osama foi morto ou não, se foi o Obama que comandou as tropas, se o Osama ta em uma ilha Cubana junto com Elvis e o Tupac, mas sim em como a sociedade está vendo uma atitude no mínimo tão cruel como foi o que Osama fez de uma forma no mínimo distorcida, dois pesos duas medidas.
Se tudo aconteceu como contaram, o Osama realmente merecia pagar, matar já é algo totalmente condenável para mim, ainda mais matar pessoas inocentes, porém, os EUA, em sua busca incessante na guerra declarada ao “terror”, talvez não tenha agido no mesmo nível? Ou será que inúmeros ataques a cidades, também não feriu em nenhum momento, pessoas inocentes, que eram tão inocentes como todos que estavam no World Trade Center.
Até onde vale uma vingança? A nossa muito, a dos outros nem tanto. Indo além, será que o ato do Osama também foi uma réplica de algo feito pelos EUA contra ele ou a nação dele tempos atrás? Entenderam onde quero chegar?
O ato do Osama foi sim algo terrível, sem precedentes no mundo, mas também não sabemos o número de atrocidades, bombardeios, torturas e mortes o governo Norte Americano causou, depois e também antes do 11/09.
Agora a nação trata Obama como um herói, como talvez alguns seguidores de Osama trataram o mesmo na época do atentado. E o que diferencia as duas ações? Pra mim a grande diferença é que os EUA normalmente tiveram um alvo principal, Osama, Saddam, entre outros, já os "outros", tiveram uma nação toda como alvo, mas no fim das contas, todos mataram inocentes seguindo o conselho valiosíssimo de Maquiavel de que os fins justificavam os meios... E pra mim o que os diferencia? Uma questão de ponto de vista... E é claro, de mídia...

Nenhum comentário: