quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Free, Uruguaiana, Free

Todo verão o Rio tem que ter um vilão... Isso poderia até ser poema, mas não é... Depois de proibir o velho e bom Mate um ano aí, prender quem faz xixi na rua, agora a Uruguaiana é o grande problema do Estado...
Eu não sou contra nem a favor da pirataria, muito pelo contrário... rs Mas sou sim contra as mega operações feitas para coisas que não são, no meu ponto de vista, assim tão relevantes.
Pegando o ponto da pirataria em si é uma coisa ilegal, tem que ser punida, mas precisa de todo esse escarcéu como tudo que é feito pelo governo?
Pra mim, aliás, a pirataria é muito mais uma questão cultural, do que propriamente uma ação de polícia, é muito mais uma questão tributária devido aos impostos altíssimos que o governo cobra para produção e importação de produtos do que uma mega operações da Polícia Federal, é muito mais uma questão de sobrevivência ou qualidade de vida melhor tanto de quem vende como de quem compra do que uma inteligência policial, aliás, nesse caso, chega até ser engraçado ler que agentes federais se infiltraram por 7 meses para descobrir a rotina, descobrir como funciona, todo o “esquema” de lá... Piada!
A Uruguaiana funciona desde que eu me entendo por gente e vai continuar funcionando, até porque como eu disse, é uma questão cultural, até por que quem nunca comprou um óculos na praia, ou gravou um CD de MP3 do carro, copiou um DVD de alguém, levou em algum camelô para dar uma olhadinha e trocar a bateria daquele relógio, colocar uma peça nova naquele vídeo game, comprou aquele jogo, desbloqueou aquele vídeo game, quem é que compra programas de computadores originais e coisas do tipo? Quer saber uma novidade? Você também fez parte da pirataria! Acho difícil até na casa do Sérgio Cabral todos os filhos terem todos os programas de PC originais. A Uruguaiana é só onde se concentra a pirataria e não ela em si. E ainda vai além, mesmo pirataria, ilegal, a Uruguaiana movimenta empregos, famílias que sem aquilo vão passar a viver de quê? Serão mais gente para se juntar aos “sem tetos” criados pela nossa UPP? E por falar em UPP, por que toda essa inteligência da nossa Polícia Federal não é usada para acabar de vez com o tráfico e a violência no Rio, porque as Blitz de Lei Seca não revistam ninguém? Eu não posso beber nem andar com IPVA atrasado, agora andar com 5kg de pó no carro ou 15 fuzis é tranqüilo, já que ninguém revista mesmo... Que palhaçada!
Mas é bem por aí, pelo menos espero que os itens recolhidos, na pior das hipóteses sejam feitos para ajudar as famílias de Petrópolis que precisam, e não para irem para casa dos nossos agentes bem treinados e íntegros da inteligentíssima Polícia Federal... Afinal, vender não pode né, já que é pirata...
E analisando friamente e com base até em dados históricos, acho essa operação ainda mais uma perda de tempo, porque sabemos que daqui a algum tempo a Uruguaiana continuará lá, com seus vendedores, compradores, jogos, relógios, bonés, camisas do Flamengo, óculos da China e tudo mais... Mas por enquanto ainda é verão e o governo precisa inventar vilão!

2 comentários:

Meu Blog Chegou disse...

Adorei o texto e concordo plenamente. Tem muito mais coisas importantes a serem feitas e resolvidas do que isso, e é mais do que verdade: TODO VERÃO tem essa babaquice. Queremos mostrar pros turistas que o Rio não é bagunça? Aff.

Gilvan disse...

Concordo tb!No fim a Uruguaiana vtaa ser o que era antes.Isso td é pra chamar atenção!è ilegal?è!Mas pô,tem coisa mais importante por aí pra investigar e não investiga!