terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desperdício

É no meio de problemas que a gente enxerga realmente a vida... Se essa frase já existe, eu não sei, mas provavelmente seu conceito já foi dito de diferentes formas, por diferentes pessoas, em diferentes momentos, por diferentes razões.
Analisando a atual situação da cidade do Rio de Janeiro e principalmente na região Serrana, essa frase passa a ter ainda mais sentido, já que apenas nos damos conta dos problemas, temos surtos de solidariedade ou passamos a repensar a estrutura do Estado ou do País, em momentos como esse.
Mesmo no meio desse caos a solidariedade da população principalmente a parcela jovem da sociedade, antes alheia a esse tipo de problema, foi um ponto positivo. Ver a mobilização de todos, através de redes sociais ou de atitudes concretas de doação, é sim algo legal no meio do caos... Mas a questão é: Precisaria mesmo chegar a esse ponto?
Eu sei que as vezes tragédias naturais acontecem mesmo, já que não podemos prever ou fazer nada contra chuvas, tremores, vendavais ou coisas do tipo, porém nesse caso específico da região Serrana, acho que muita coisa poderia ser feita.
A população vem se mostrado cada vez mais inserida e preparada no que diz respeito a solidariedade, porém a população também, ou grande parcela dela, tem esse espírito imediatista, que amanhã vai parar de chover e tudo voltará ao normal, e todas as casas condenadas, ou áreas de riscos podem voltar a serem ocupadas.
Será que essa tragédia não deixará lições como tantas outras não deixaram? Será que a morte de tanta gente por um motivo tão banal ainda não é o suficiente para mudarmos de vez a nossa postura?
Mesmo assim, ainda acho que a população tem uma parcela pequena nessa história, já que não tendo estrutura, não tendo para onde ir, não tendo muito o que fazer. O Governo é sim o grande culpado na história, pois ele também tem essa postura imediatista que amanhã, daqui a uma semana ficará tudo bem e isso que ocorreu não acontecerá de novo. O Governo pode culpar a chuva? Ele pode culpar a população? Não... Ele poderia fazer obras ou desocupar famílias de inúmeras áreas de riscos e se achar que a população voltaria mesmo assim, porque não sinalizar ou colocar fiscalização para isso, será que operação Lei Seca é tão mais importante assim do que as inúmeras famílias que vivem em áreas de riscos? Por que não usar todo esse esforço para evitar que casos como esses aconteçam? Aposto que com um trabalho bem feito de conscientização, obras e principalmente fiscalização o número de óbitos teria sido bem abaixo do que vem acontecendo nesses casos de chuva.
Nós da sociedade e principalmente membros do governo temos que entender que nesse tipo de caso um raio cai sim, literalmente, mais de duas vezes no mesmo local e se não estivermos preparados, sofreremos as conseqüências disso novamente, novamente e novamente. Eu não quero que isso aconteça e preferiria que a solidariedade da sociedade fosse voltada apenas para casos que não podemos evitar... Porque esse podemos...

Nenhum comentário: