terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desistir sim, falhar nunca...

Pensando na vida e sonhos de um futuro, sempre esbarramos em alguns caminhos ou atos clássicos: Conseguir ou não. Tentar ou desistir e normalmente esses dois extremos são considerados como vitórias ou fracassos sem nenhuma negociação ou abertura para mudar esse quadro. Mas pensando friamente em uma vida cheia de escolhas e necessidades, desistir sempre pode ser considerado um ato de falhar?
Eu não acho desistir na maioria das vezes um ato de falhar ou uma atitude covarde como muitos consideram por aí. Talvez desde os tempos medievais e de guerras, o desistir de algo é ser fraco, é jogar uma vida fora, jogar um trabalho fora, desistir de um ideal, de uma ideologia, mas nos tempos de hoje, a coisa já pode ser vista de maneira diferente.
Parafraseando o conceito de um belo poema, pra mim, em diversas passagens da vida, desistir é sim um ato de coragem, pois ela mostra além de uma noção de bom senso, uma atitude corajosa de entender que aquilo que queremos ou queríamos não é mais possível.
Desistir de um sonho qualquer é ruim, ainda mais o que vem da infância que todos participam como o de ser jogador de futebol, um cantor famoso, mas mostra uma noção muito importante de perceber que a vida continua e passa sem se importar que o sonho dele fica pra trás.
Não estou pregando aqui que não se deve correr atrás de um sonho, mas sim que devemos perceber até onde existe esse meio termo entre a busca do sonho e não enxergar a realidade.
Por exemplo, desistir de um grande amor, além de um ato de bom senso, também é um ato de amor próprio, porque por mais que você queira aquilo, você sonhe com aquilo, desistir daquilo requer de uma coragem muito grande, tanto para se distanciar desse amor, quanto para seguir em frente e tentar não olhar pra trás.
É isso, o ponto principal que eu vejo em ter a coragem de desistir de algo é que logo você terá que ter a força de começar ou recomeçar algo novo, sem mais aquele velho sonho, projeto ou meta ocupando seu pensamento, e isso que é o difícil, pois muitas vezes a pessoa fica acomodada em diversos sonhos, como se eles fossem um ponto de partida para sim se começar a viver, é como aquele que estuda a vida inteira tentando passar em algum concurso, mas se vê escondido atrás disso, se escondendo da vida, tentando ficar ao máximo nessa zona de conforto, achando que a vida é aquilo ou não é... Não... Desistir disso, dos sonhos é sim um ato corajoso, em que cada um tem que assumir pro mundo e pra si mesmo que erra, que foi incapaz, que não deu certo, que vai tentar outras coisas, que talvez não estivesse certo, que outros foram melhores , ou que no fundo... Nem era tão bom assim. Se existe algo mais corajoso que assumir isso pra todo mundo, eu desconheço...
Por isso, acho que não devemos ficar com medo ou vergonha de desistir, porque desistir em várias situações é muito mais agradável do que viver a vida dando murro em ponta de faca.

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Adorei, é isso aí, desistir e assumir isso demanda coragem. Mas é bom que se desista em prol de algo maior, ou melhor...