quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cidade Desespero

O bicho ta pegando... Mais uma vez.
Nem sei se já falei sobre isso, ou se já usei esse título. Se não usei é sinal que sou criativo, se já usei é sinal que situação ta mesmo braba... Logo, me saio bem de qualquer maneira.
Então... Nessas últimas 48 horas o terror tomou conta do Rio de uma forma ainda mais intensa. Bandidos fazem pressão, mas não se sabe exatamente porque, a polícia não consegue controlar, não se sabe exatamente porque... E a população, sem saber o que fazer, nem porque...
Vários são os pontos para ser abordados aqui que talvez bateriam meu recorde de palavras em um só post, mas será que adiantaria?
Indo pra ficção, a situação do Rio lembrou-me do último filme do Batman em que o Coringa espalha o terror de diversas formas para conseguir o que quer... É... Lá é ficção e aqui não temos Batman.
Mas começando pelo começo (óbvio), novamente eu volto a citar e gritar para todos que o grande culpado disso, ou quem tem a maior parcela de culpa é o “usuário de vez em quando”. Sim, é o cara que gosta de fumar, cheirar, comprar coisas roubadas, participar de coisas ilícitas e acaba contribuindo no final para o tráfico ter dinheiro e investir pesado em materiais de guerra ou até mesmo seduzindo jovens e cada vez mais pessoas a participar do mesmo.
Quando eu digo usuário de vez em quando, eu não falo do viciado, porque esse, infelizmente já não tem mais controle pelas suas escolhas, mas sim eu falo da galera que gosta de fumar um pra se divertir, que gosta de cheirar, principalmente os que têm um nível sócio econômico considerável e são os primeiros a reclamarem por aí da violência, do absurdo e do Governo. Minha gente, mesmo não querendo... Vocês são os grandes culpados e se reclamarem comigo, lembrarei isso.
Não querendo jogar só para um lado, a grande parte da sociedade também tem culpa quando compra coisas ilegais, coisas roubadas ou dá aquela propina, aquele suborno tentando assim dobrar o sistema... Diz-me, quem não se enquadra no quadro citado a cima?
Mas... Tudo isso não justifica, o Governo também tem sua parte de culpa.
Achei essa coisa da UPP uma ação totalmente despreparada e bem maliciosa logo no ano de Eleições, já que como alguém tira o bandido da favela e acha que ele sumiria no espaço? Não... Ele vai ficar por aí, tentando modos de sobreviver através de arrastão, assaltos, seqüestros etc... Até onde uma coisa compensa a outra?
Sinceramente, eu acho que o Governo e a Polícia deveriam ser mais duros no que diz respeito a esses “elementos”, acho sim que em alguns casos, prender não adiantaria e matar talvez fosse sim a solução... E os direitos humanos? Sim... Eu queria ver essa galera defensora dos direitos humanos perderem um filho, uma mãe, ou um ente querido para essa marginalidade se eles continuariam achando a mesma coisa.
Pode não parecer, mas se analisarmos friamente que cada vítima que vemos, que cada pessoa que sofre com a violência, leva mais tantas com elas. Mesmo não sendo conhecidas, são pessoas que podem ter filhos, pais, mães, parentes e tudo mais. Isso não é filme e cada pessoa que morre ou sofre com essa violência não é figurante. Pode não parecer mais são pessoas.
Mas pouco importa, porque pro Governo ou para pessoas do alto escalão, isso não afeta muito. Por isso o discurso de que “façam tudo normalmente”, e a população fica preocupado sem saber como agir, se deve ou não ir, já que a imprensa ainda mais sensacionalista ajuda a divulgar o pânico. Será que um patrão entenderia se o funcionário não fosse trabalhar com medo?
Não entendo porque o Governo ou o País não faz nada para conter isso. O que falta? Dinheiro? E a quantidade de dinheiro que entra no Estado através de inúmeras fontes como arrecadação de impostos e de multas. Não é suficiente? Então onde ele entra que ninguém vê?
Mas eu acho que no fundo já sei... Enquanto os bandidos estão tocando o terror em nossa cidade, o Governo está sem contingente Policial para combater a criminalidade porque MEGA operações da Lei Seca estão sendo feitas por aí... Afinal, dirigir e beber deve realmente ser muito pior que matar...

Nenhum comentário: