quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sinceridade?

Sempre gostei muito da música “Maior Abandonado” do Cazuza, talvez pela batida e ritmo, talvez pelo título que em certos momentos me identifico com ele, mas tem uma frase que sempre citam e recitam por aí: “Mentiras sinceras me interessam”, que na verdade muito me fascina e fica a questão: pode realmente existir uma mentira sincera?
Por quantas vezes na vida já não nos decepcionamos com alguém que nos disse mundos e fundos, nos prometeu coisas impossíveis e improváveis e depois nada foi feito e você disse: “Que FDP mentiroso (a)...” Podemos considerar isso como um exemplo de mentira sincera?
Será que tudo que a pessoa falou era necessariamente mentira? Poderia não ser... Mas será que era tudo verdade??? Também poderia não ser... Meio confuso isso tudo né?
A questão é que sinceridade não está diretamente relacionado a uma verdade ou mentira propriamente dita mas sim a um estado de espírito.
Mas dá pra ser sincero falando uma mentira? Talvez...
Quando falamos pra alguém alguma não verdade, tem como ela ser sincera? Sim... Acho que sim, principalmente quando falamos de sentimento.
Podemos não gostar de alguém do jeito que a gente diz, porém achamos que gostamos ou na verdade queremos gostar e isso acaba se tornando uma “mentira” sincera, pois como dizem muitos por aí, o que vale é a intenção, é o que fazemos para mudar isso.
Como eu já disse em um dos post´s anteriores a mentira sincera poderia ser todas aquelas mentiras que são mentiras, mas que por determinados motivos sejam eles de ordem social, psiquiátrica ou até mesmo por falta de discernimento achamos que não é...
Mas a questão a ser focada não é a mentira ou a verdade mas sim se um mentiroso sincero pode ser considerado culpado? Na minha opinião sim, pois se em algum momento aquilo que ele diz é uma mentira, mesmo sendo sincera, é porque ele sabe que não é uma verdade e isso o tornará culpado.
A intenção ou a vontade perdoa todos os pecados? Brincar com o sentimento de alguém de uma forma “sincera” é perdoável?
Para mim todos são culpados, pois não existe muito esse papo de mais ou menos, de meio termo das coisas, ou você é ou não é, ou sente ou não sente, ou gosta ou não gosta... Ou mente... Ou fala a verdade... Se quer ser sincero melhor começar ficando quieto...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Isso aí. Talvez a pessoa não seja 'culpada', mas responsável pelo q diz. E como existe gente q diz sentir o q não sente, ou não naquela mesma intensidade. Não se ama ngm em 1 semana, ou 2. Isso não existe. Ou pelo menos não ama 'pra sempre'. Concordo plenamente, adorei o texto.