quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Factory Girl

Essa semana vi um filme bem interessante chamado Factory Girl, que é a história da modelo Edie Segwick que foi um ícone da geração artística dos anos 60/70 de Nova York e uma das musas de Andy Warhol (que no filme parecia uma versão melhorada do nosso Gugu Liberato).
O filme relata todo o sucesso que esse movimento fez e em especial Edie Segwick que se envolve com um homem que é o Bob Dylan, mas que no fundo ele aparece com outro nome, e depois disso sua vida vira um caos, o sucesso acaba, a fama acaba e ela morre de overdose aos 28 anos... Vale a pena conferir
No filme várias questões são discutidas, dentre elas o conflito entre um pseudo Bob Dylan e Andy Warhol (ou Gugu) sobre a Pop arte, se aquilo que ele fazia era realmente considerado arte ou não... Questões que podemos deixar para outra hora (não sei por que falo como se alguém estivesse lendo isso)
A questão que eu queria pegar desse filme é o que levou Edie a morte, alguns dizem que foi devido a sua briga com Andy Warhol e com isso sua imagem ficou desgastada e ela viveu do “sucesso a lama” (gosto dessa frase) e até dizem sobre o fim do seu romance com Bob Dylan, mas será realmente alguém responsável pelo fracasso de alguém?
Quantas pessoas já não vimos por aí que deixam suas vidas se acabarem devido a um relacionamento, seja pelo termino dele, seja por se envolver com uma pessoa que te leva para o buraco. Mas será que alguém tem tamanho poder de destruir a vida de alguém?
Acho que o que acontece na verdade é que nos seres humanos somos carentes por natureza e colocamos todas as nossas aspirações nessas relações achando que não dá pra ser feliz sozinho, que aquela pessoa é a pessoa, é a única... E assim, quando tudo dá errado nós nos sentimos tão triste, sozinhos, desprezados, rejeitados e toda aquela baboseira das músicas sertanejas e deixamos, ou melhor, culpamos aquilo por todo o nosso fracasso...
A pessoa foi realmente responsável pelo nosso fracasso ou no final nunca enxergamos o homem por trás da idéia, aquele algo mais que nos diz tudo. Ou melhor, será que o problema era mesmo da pessoa ou era nosso?...
Pra mim, no fim das contas é como se pegássemos uma caneta que não escreve na folha de papel, e a gente rabisca, rabisca, rabisca até rasgar a folha... Aí só depois disso a gente repara que o problema nunca foi da caneta, o problema... Era da Folha!

2 comentários:

Alline disse...

PÁRA TUDO! "Pop arte, se aquilo que ele fazia era realmente considerado arte ou não"

Pop Art foi o ÚNICO movimento de arte moderna, que na minha opinião, é digno de alguma coisa... Modern Art sucks (the rule), BUT Pop Art ROCKS (the exception that proves the rule)!

Tschulls!

Meu Blog Chegou disse...

Caraca, eu tava pensando nisso hoje... Teve algum motivo eu não ter lido esse texto antes. Muito bom, e confesso que TODO MUNDO já colocou a culpa do seu fracasso em algo ou alguém, mesmo q não fosse em namorado/a, mas em família, amigo, ou sei lá o q. A responsabilidade é de quem deixou chegar àquele ponto, só q é dificil admitir q somos os culpados dos nossos proprios erros e fracassos...