terça-feira, 8 de setembro de 2009

Prefiria ter visto o filme do Pelé...

Então... Eu andava meio sumido mesmo, mas devido a vários pedidos (entende-se vários apenas pela Michelle) resolvi escrever novamente, não sei se apenas esse ou vários outros, sem planos...
Confesso que fiquei um pouco frustrado em não ver nenhuma mobilização popular dizendo “Volta Copo de Cachaça”, sempre ficava olhando para baixo do meu prédio esperando ver cartazes, carros de som, receber telefonemas, campanhas no Orkut e Twitter, alguém vir falar comigo no MSN, mais nada aconteceu, nem meus pais perceberam que eu não atualizava essa joça (é assim que se escreve?), decepcionante...
Dramas a parte e continuando a falar do assunto “EU”, na verdade eu não paro de escrever, talvez eu pare de postar, no fundo acho que sou artista e gosto de viver fases como Pablo Picasso, por exemplo. Mas quando chegará meu período rosa? Não saio do azul e nem agüento mais pintar Guernicas por aí... (Para os que não entenderam existe o novo pai dos burros o “Google”).
Aí vi algo que valeria a pena falar que é a nossa gloriosa Bienal do Livro...
A Bienal pra mim é mais uma das propostas que são propostas, porém que não seguem o que foi proposto... Vou explicar melhor, ou na verdade tentar...
A proposta inicial da Bienal é a de levar o interesse pela cultura dos livros a uma parcela da população que não tem acesso a tal cultura, mas é isso que acontece??
O que é visto na Bienal é uma verdadeira festa que promove de tudo, menos a leitura em si, já que os preços dos livros são caros para uma população menos favorecida e quem acaba comprando os livros?? Os mesmos de sempre.
O problema da leitura pra mim vem do colégio que obriga os alunos a ler todos aqueles livros super chatos do século passado como “A Senhora”, “A Moreninha” “Dom Casmurro” entre outros, eles podem ser clássicos?? Sim... E tenho muito respeito por todos, mas vamos concordar que para uma criança de 12 anos, todos são um saco...
A falta de interesse pela leitura começa aí, em que livros chatos são forçados a serem lidos para satisfazer aquela professora meio velha que da aula de Português e vai passar um pequeno teste sobre o livro, não existe um prazer pela leitura... Mas sim obrigação.
Aí chega a Bienal que para o aluno de colégio é uma grande festa, é um dia sem aula ou praticamente um passeio, em que você vai pra zoar e pegar aquela garota que você é doido pra ficar no ônibus do colégio...
Aí você acha que eles vão para lá para ler algo?? Vão economizar o dinheiro do joelho pra comprar um daqueles livros de preços absurdos? No máximo que eles fazem é quando os pais dão um dinheiro para tentar “incentivar” esse hábito, eles comprarem uma merda lá qualquer só para voltar pra casa e mostrar a família um certo interesse, e pronto... Já garantiram pelo menos mais um mês de mesada...E o livro se enche de pó na estante de casa... Junto com as enciclopédias da Barça
A verdade é que quem a Bienal realmente quer atingir sai de lá do mesmo jeito que entrou: Cagando para os livros...
Aí pergunto, vale a pena esperar dois anos pela Bienal??? Eu prefiro muito mais esperar quatro pela Copa do Mundo

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Verdade. Falou tudo. Confesso q nunca tinha pensado a fundo sobre a Bienal, mesmo porque ia sempre com meus pais, mas não por eles, e sim porque sempre gostei de ler. Engraçado, nunca tinha parado pra pensar nas crianças que não curtem... Enfim.

Sobre o começo do texto: hahahahhahahaha seu ridiculo.