segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Fazendo um apanhado geral sobre coisas que não tem muito sentido, mas são importantes, eu descobri que quando a gente esquece de algo a gente não pensa mais naquilo, mas e quando a gente não pensa mais naquilo... Quer dizer que a gente esqueceu?
Acho que é meio óbvio que quando realmente esquecemos determinada coisa, como o nome, um número, um lugar, alguém... A gente não pensa mais naquilo, é como se nosso cérebro tivesse pegado (eu achei pegado estranho, mas o Word disse que era assim, to confiando) aquilo e tivesse jogado fora igual um lixo na porta de casa, daqueles que a gente nunca mais vê... Mas e o contrário, e quando o nosso cérebro ainda lembra-se de tudo, mas faz a gente não pensar mais... Podemos considerar que a gente esqueceu só pelo simples fato de não lembrar?
Certas coisas da vida realmente a gente sabe, mas não lembra toda hora, como nomes, rostos, tarefas e números. Já imaginou alguém o tempo todo se lembrando de senhas, números e contas? Vai ser mais um pra englobar a clínica do Dr. Castanho.
Mas e quando se trata de “alguém”? Quando a gente não lembra mais de determinada pessoa, significa mesmo que a gente esqueceu?
Acho que quando se trata de sentimentos o lado racional de jogar fora não tem tanto poder assim, engraçado né, o que realmente a pessoa quer esquecer ela não consegue e quando chega à fila do banco diz... Qual era a senha mesmo?
A nossa memória poderia ser totalmente seletiva como a memória de um computador e pode selecionar o que serve e jogar fora ou fazer backup do que não serve mais, ou melhor, poderia existir algum método científico como no filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” em que poderíamos apagar certas lembranças desagradáveis da nossa mente. Mas pensando bem, acho que assim a vida seria fácil demais, iríamos cometer o mesmo erro diversas vezes, por esquecer que ele aconteceu, não existiria crescimento ou aprendizagem... Deixa assim mesmo como está.
Voltas à parte, a questão principal pra mim é que tem muita gente preocupada em não se lembrar do que já fez e tem que fazer e acabando por esquecer quem realmente é...

2 comentários:

Marina disse...

boa..eu sou uma dessas pessoas. sabe ne!?

Meu Blog Chegou disse...

Concordo completamente. Aliás, esse filme é sensacional, e ai de quem não concordar que a ideia é bom, mesmo que somente nos primeiros momentos ou nas primeiras fases de esquecimento de um grande amor. Ou o 'quase esquecimento' q vc descreve no texto.