segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ponta de Esperança


Eu sempre fui muito descrente com algumas coisas na vida e talvez uma melhoria da corrupção em nossa sociedade, encabece a lista.
Mesmo tendo visto muito pouco no sentido de tempo da história do país, acho que os pequenos gestos que acompanhei desde que nasci me fizeram ter essa postura.
Eu nasci em uma época em que a ditadura estava terminando, era a luta pelas diretas, pelo poder do voto, da democracia, a esperança da mudança. O engraçado é que 28 anos depois, os que nascem hoje ainda pegam esse mesmo clima de esperança que eu peguei quando nasci.
E por isso, aqui estou eu, jovem na medida do possível e sem um pingo de confiança de que algumas coisas podem acontecer.  Eu não respondo pelo resto do mundo, mas digo que aqui no Brasil o suborno e a corrupção são coisas quase culturais.  Vivemos a Lei de Gérson, queremos levar vantagem em tudo, odiamos fila, pagar impostos, roubamos água, fazemos gato elétrico, nos vendemos por vantagens, votamos em quem dá mais, e fazemos qualquer outra coisa ilícita para nos darmos bem...
Contraposto a isso: O governo nos rouba, nos enche de impostos, multas, aumentos abusivos, não da educação, não da saúde, não dá condições dignas de saneamento e com isso, como uma espécie de jogo de toma lá da cá, justifica ainda mais o nosso jeito rebelde de querer ser contra tudo isso... Afinal, o senso comum por aqui é que o governo não presta... E não presta mesmo!!
E quando eu acho que já vi de tudo, mesmo com os já citados 28 anos, um belo dia surge a melhor maneira de arrecadar dinheiro nos últimos tempos, uma operação chamada Lei Seca, da qual eu sempre fui contra e sempre serei, mas isso não vem ao caso.
Desde o seu começo eu sempre critiquei muito a Lei Seca pelo jeito abusivo que a mesma é imposta na sociedade,sem o mínimo de bom senso, pois parte do princípio que as coisas são e pronto, como não houvesse casos e casos, pessoas e pessoas ou um mínimo qualquer de tolerância
Mas um dia, resolvi ser otimista e consegui ver algo de positivo na Lei Seca...  A dificuldade de a mesma ser corrompida.
Eu sou do tempo do cafezinho. Do tempo em que se dirigia carro sem documento com tudo atrasado, sem carteira, sendo menor de idade, estando bêbado, drogado, fazendo sexo e qualquer outra possibilidade existente de infração e pagando apenas uma média com leite para o policial da hora que estava tudo certo.  A lei se vendia por qualquer mísera propina, afinal como já citado aqui... Já era cultural...
Mas aí vem a Lei Seca e cria uma operação que conta com tantos grupos distintos, tantos setores diferentes  que fica quase impossível subordinar todo mundo ao mesmo tempo e assim, ninguém quer deixar o seu na reta e ser o primeiro a aceitar algo. Mas aí, nós, que somos da galera do jeitinho, damos uma solução através de twitter de burlar isso, afinal seguir regras não é com a gente...  Aí vem a Lei Seca que se reinventa a cada momento e agora começa a montar sua blitz em vários locais durante a madrugada, deixando quase impossível de descobrirmos onde está no momento e mais uma vez saindo na frente... Imagina eu que sou daquela época do cafezinho, vendo isso tudo agora... Mesmo tendo raiva em alguns momentos, é quase um choque de esperança!
Por que não fazemos isso na política? Vários setores fiscalizando outros setores e assim, talvez só assim, ninguém tivesse coragem de entrar no jogo da corrupção, afinal, quem iria querer ser o primeiro?
Essa é a prova de que o  governo quando quer consegue. Por que não usamos toda essa inteligência da Lei Seca, essa coisa da seriedade pra polícia, para o fim do tráfico de drogas, para o fim da roubalheira do dinheiro público, para uma melhor distribuição da carga tributária, ou somente um maior respeito à população?
Eu que sou descrente de nascença comecei a enxergar lá no fundo, bem lá no fundo uma esperança de que as coisas são possíveis, agora é só uma questão de boa vontade para perceber que dá pra ganhar muito mais sendo honesto e outra de bom senso pra perceber que quem mata e rouba, é muito mais perigoso do que quem bebe...

Nenhum comentário: