segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Ronaldo" Brilhou Muito no Mundo

A Copa era a de 1994 e eu com meus 10 anos de idade lembro-me de cada detalhe.
Aquela copa mudou minha vida no que diz respeito ao amor pelo futebol. Ver Romário fazendo gol de todos os jeitos, Bebeto homenageando o filho, o gol do Branco contra a Holanda, entre outros momentos, transformou aquela Copa na mais emocionante da minha vida. Mas nem só disso eu me lembro daquela Copa, lembro também que a professora do meu colégio mandou todo mundo na época escrever uma carta ao então comandante Parreira dando dicas ou opiniões sobre o time naquele Mundial e eu na 4ª série escrevi uma espécie de música, rimada é claro, pedindo para o Parreira colocar para jogar um então jovem de 17 anos, de aparelho e dentuço que ficava no banco de reserva chamado Ronaldo. Acho que ali, sem bem entender de futebol ou conhecer surgiu uma admiração.
O tempo foi passando pra mim e principalmente para ele que dentre os anos que se seguiram conquistou vários títulos individuais e coletivos, bateu recordes, colecionou discípulos e também se envolveu em inúmeras polêmicas.
Mas polêmicas a parte, fora de campo ele também foi um exemplo de superação nas inúmeras vezes que viu sua carreira quase ser dada como encerrada e mesmo assim conseguiu dar a volta por cima como em 2002 que mesmo após 15 meses afastado dos gramados fez 8 gols em uma Copa, levou o título e ainda foi o melhor do mundo no mesmo ano.
Não existe uma unanimidade no que diz respeito ao maior ou melhor de todos os tempos, mas com certeza Ronaldo se enquadra nessa lista, pois devido aos inúmeros problemas de lesões conseguiu manter-se durante anos jogando um futebol de alto nível, competitivo nos grandes clubes da Europa, diferente de outras estrelas do Futebol Brasileiro que passaram grande parte das suas carreiras atuando apenas no Brasil.
O que eu quero deixar bem claro, é que nós brasileiros não sabemos valorizar nossos ídolos, eu mesmo por ser Rubro Negro (com muito orgulho) inúmeras vezes fiz chacota do Ronaldo, do seu peso, das polêmicas com travestis esquecendo o bom exemplo que ele também deu para nosso país.
Acho que a questão é essa, não conseguimos separar muito bem ou entender que ídolos, pessoas públicas em geral também são seres humanos e como tal fazem escolhas, cometem erros, dizem coisas erradas e no final merecem ser perdoados como todos. Será que o Ronaldo pelo ídolo que foi merecia uma despedida tão melancólica assim? Será que ele mereceu ser tratado como tantos políticos ou pessoas que não fizeram nada pelo nosso país?
Não estou sendo nem um pouco alienado em exaltar a conquista de Ronaldo e da sua turma na Copa do Mundo de 2002, pois mesmo sendo apenas uma conquista desportiva, pelo menos por um momento, por uns dias, por uns minutos, que seja, exaltou o nome do nosso país e fez que nós Brasileiros sentíssemos um pouco mais de orgulho do nosso País.
Ronaldo não foi fenômeno a toa e contra fatos não há argumentos: Disputou 4 Copas, ganhou 2, chegou na final em 3, foi o maior goleador de todas elas, eleito o melhor do mundo 3 vezes, se superou de várias lesões que fariam tantos encerrarem a carreira. Por isso fica aqui a minha admiração e desejo que a partir da data de hoje quando falarem de futebol lembrarem de Ronaldo também e quando lembrarem de Ronaldo lembrarem apenas de exemplo, superação e Futebol.
Acho que ele merece sim várias homenagens, vários agradecimentos e uma despedida daquelas de gala, com festa, bolo e brigadeiro, afinal, tem gente que valoriza Cantores de uma música só, Dançarinos, Ex- BBB´s e tudo quanto é gente que aparece na mídia. Precisamos valorizar ídolos de verdade, que tal começar agora? Essa é uma ótima oportunidade...
Valeu por tudo Ronaldo!

Nenhum comentário: