quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Heroísmo é outra coisa...

Sim, foi triste o que aconteceu com todo o material das Escolas de Samba. Não precisa ser amante do Samba ou uma pessoa tão sensível assim para achar triste saber que um trabalho de várias pessoas, um trabalho de vários meses, de noites viradas, de horas trabalhando, um esforço sem tamanho foi literalmente destruído por um incêndio ainda sem explicação.
Foi tudo muito triste... Ok? Mas foi só... Tragédias e prejuízos a parte eu não gostei nem um pouco da posição da Prefeitura de liberar rapidamente a verba de 3 milhões para as 3 escolas atingidas no desastre, já que existem tantos outros pontos e fatores, outros casos, tragédias em que a verba precisa ainda ser aprovada, votada e tudo mais e até agora nada...
Será que pessoas que perderam recentemente suas casas na Região Serrana tiveram um apoio rápido como esse de sua Prefeitura ou Estado? E os da tragédia do Morro do Bumba já receberam indenização ou uma ajuda por dias melhores? E a família de tantos mortos por bala perdida? Também tiveram apoio com essa rapidez?
Eu não sou contra o carnaval, alias, sou até bem a favor, acho sim que a população merece esse período de festa, essa tradição, mas não aceito que Escolas de Samba estejam acima do bem e do mal, já que todos nós sabemos a maneira ilícita de que a maioria delas planeja seus desfiles, os Contraventores que as patrocinam e mesmo assim a Globo acha isso tudo lindo, nem ao menos sequer pensa em denunciar ou fazer uma matéria do Fantástico para desvendar essas questões. Com certeza a Lei Seca deve ser muito mais importante, ou a “Qualidade do Queijo Minas que você compra em sua casa e o Procon vai lá para apurar.
Entendo também dessa política do entretenimento que o Governo coloca, bem parecida com a antiga com a do Pão e Circo que era usada na Roma antiga que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
Outro ponto que também não sou a favor, é esse tom dramático, quase Hollywoodiano que estão dando ao fato das escolas desfilarem, como se fosse uma volta por cima, um ato heroíco. Ato heróico pra mim seria refazer tudo ainda em tempo, sem ajuda do governo e ainda sim brigar pelo título. Agora desfilar, sem ao menos ser julgada, não poder ser rebaixada, não tem nada de heróico! Elas só faram o que tem de ser feito.
E o que mais tenho pena nisso tudo é que a comunidade sofre com essa perda, mesmo sem perceber que algumas dessas escolas nem se importa com ela e sim com artistas que desfilarão, não dão base, não dão moral, só estão ali por estar,mas o amor normalmente é burro e cego mesmo.
Enfim, não gostei da rapidez que o Governo/Prefeitura teve para liberar esse dinheiro, mesmo ele sendo de áreas privadas ou não, teve uma falta de prioridades que não foi legal, pois essa rapidez deveria ter sido usada para inúmeras famílias que estão sem abrigos ou necessidades seja para qual motivo for. E para todos aqueles que acham o fato das escolas desfilarem heróico; pensem que heróico é perder tudo, perder a família, não ter amparo de ninguém, muito menos do governo, e mesmo assim, ainda sim... Ter que levantar todos os dias pra recomeçar... Diante disso pra mim desfilar é só desfilar e mais nada...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Tô contigo, também achei insana essa ajuda da prefeitura.

\o/

Esse ano não verei os desfiles, coisa que faço desde que nasci.