sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ressaca da Copa

Há mais ou menos um mês e meio, eu escrevi um texto com o título de “Vai Ter Copa Sim”, no qual eu comentava sobre as críticas perante a realização da Copa do Mundo no Brasil, que jogavam sobre ela a culpa de inúmeros problemas sociais que temos. E assim, fazia uma comparação entre essas pessoas que tinham esse ranço negativo mesmo querendo sorrir, com aquelas pessoas que não eram o que demonstravam ser e não tinham coragem de assumir o que queriam, pois não achavam "certo", e daí em fotos, por exemplo, saiam super Cool, sorridentes, fazendo poses, mesmo achando a festa um saco. Para quem não lembra, aqui segue o texto: http://copodecachaca.blogspot.com.br/2014/05/vai-ter-copa-sim.html

E aí que mais de um mês depois ,eu vi que mesmo sem ser vidente, minha previsão estava correta. Foi impressionante a mudança de postura de todos os “revolucionários” de plantão. As manifestações sumiram, os problemas sociais praticamente “desapareceram”, não se viu mais passeata, não se viu questionamentos, não se viu nada além de alegria.  Até mesmo aqueles que não torciam pelo Brasil estavam em festas, gostavam do feriado, de sair cedo e aproveitaram cada qual da sua maneira essa carnaval fora de época, carinhosamente intitulada de CarnaCopa.
Mas um dia a festa tinha que acabar,  e o final dela se chamou 7x1. O  Brasil perdeu, e ai? Voltaram as acusações sobre a falta de hospitais, o questionamento sobre obras superfaturadas, os problemas de transporte, educação e segurança foram levantados novamente, e mais um bando de coisas que já existiam muito antes de se pensar em fazer uma Copa do Mundo aqui. Mas acaba caindo novamente em momento de revolta, na conta da pobre da Copa.

E o coro se engrossa: A Fifa é honesta? Não! A CBF é honesta? Não! O Governo é honesto ? Não! A seleção jogou bem? Não!! Então temos que colocar a culpa em alguém!!!  

Temos que voltar a falar dos governantes, temos que voltar a compartilhar teorias conspiratórias, temos que falar de coisas que não sabemos e que nem pesquisamos antes de falar. Temos que chamar o povo que gritou gol e se pintou de alienado, temos que chamar nossos jogadores de mercenários, nossos técnicos de imprestáveis, temos que comentar que o Garotinho vai ser governador, temos que falar que outros países são mais desenvolvidos por isso nos ganharam de 7x1. Temos que achar um culpado. E se não existe um culpado tão claro, a gente resume tudo de novo e bota a culpa na Copa!!

Acho que na verdade, o brasileiro tem que se conscientizar e parar de colocar a culpa de tudo em alguém e assim entender, que o grande culpado do Brasil ser assim, é o próprio brasileiro. Porque é ele, sou eu, somos nós, os brasileiros, que somos corruptos desde sempre, que deixamos o do cafezinho, que pagamos propina, que bebemos e dirigimos olhando no twitter, que paramos em vagas proibidas, que fingimos ser deficientes, que fomos cambistas durante a Copa, que furamos fila, que queremos levar vantagem em tudo, e que no final das contas votamos em nós mesmos brasileiros, que mantendo a sua origem e tradição, quando chegam ao poder não perdem a chance de ser... Brasileiros.

Eu por isso eu não canso de repetir que: A culpa não é do PT, não é do governo, não é da CBF, não é da Fifa, do Neymar, da Argentina, Do Pelé, nem do Galvão, mas sim nossa.  A culpa é da nossa cultura.  É tudo uma questão cultural que precisa ser revista na base.

Porque enquanto o povo não entender que talvez antes de arranjar culpados para os problemas do país, precisamos tratar primeiramente dos nossos problemas de caráter, continuaremos a ser assim, uma nação hipócrita, que adora beber na hora da festa, mas que não perde a oportunidade de culpar alguém pela ressaca.

Nenhum comentário: