quarta-feira, 31 de março de 2010

Lição Dourada

Sim, sempre fui um crítico dessa nossa cultura de massa da qual faço parte assiduamente, aliás, crítico não a cultura de massa em si, pois sei que ela é necessária e boa até certo ponto (pois distrái), mas critico seus mitos e suas criaturas que saem dela com fama de Popstar e fã clube sem ter feito nada (né Jesus Luz?).
Pois bem, sempre fui um crítico de celebridades repentinas que saem de reality shows e se tornam estouros na sociedade, devido a isso sempre critiquei o Big Brother e assistia meio como quem se sentia superior aquilo, vendo por cima, desdenhando de todos aqueles que se importavam, me achando mais intelectual por não gostar.
Aí, surge em mais um Big Brother alguém que por algum motivo eu me identifico, não consigo achar bem o que é, ou na verdade não é nada, é apenas torcida mesmo, até que descubro e percebo o que fez Marcelo Dourado ser o vencedor.
Não quero discutir o programa em si ou a manipulação óbvia que a edição causa para todos, mas sim fatos que alimentam a minha tese.
Por ser um ex participante totalmente “queimado” aqui fora, devido a sua participação conturbada na outra edição, seu envolvimento com drogas e seu jeito meio “estranho”, Dourado já entra no programa com a rejeição ou com uma avaliação pré-estabelecida, pontos que o fariam ser eliminado na primeira semana. Mas... A vida sempre tem um mas, estava escrito (sim eu gosto desse termo) que não era para acabar assim e reviravoltas no programa fazem ele continuar e demonstrar que todos precisam de uma segunda chance. Sim, essa foi a questão...Ele não fez nada de extraordinário que o fizesse ganhar, não deu demonstração de carinhos e afetos, ou fez atos heróicos e bravos, pelo contrário, deu declarações infelizes e usou de grosseria e má educação em vários momentos... Não teve tanta sorte assim, não se mostrou uma pessoa tão diferente dos demais, porém... Ele merecia uma segunda chance...
E esse foi o ponto, a sociedade se viu naquela situação e está demonstrando uma mudança em comportamento (sim o big brother demonstra isso) em que o coitadinho, o bonzinho, dá lugar para o “normal”, um ser humano com erros e defeitos e que merece uma segunda chance.
Ele teve uma segunda chance, e talvez o mais interessante é que ele teve uma segunda chance quando nem ele acreditava mais nele, e esse é o ponto principal, a sociedade se achou na necessidade de ajudar alguém que não se acreditava, porque assim ela fazia um pedido de socorro para quem quisesse ouvir para que fosse ajudada mesmo quando ela perdesse as forças de acreditar. Por esse pedido pessoas foram mobilizadas a votar como se tivessem o poder de Deus para dar o dom de uma segunda chance para alguém, que faz questão de dizer e de tatuar “sem fé”, contraditório não?
De verdade eu torci pelo Dourado, por quê? Juro que não sei... Talvez eu também precise de fingir que acredito que a vida dá uma segunda chance, talvez eu queira que alguém continue acreditando em mim mesmo quando eu não acreditar... Talvez por trás de toda a máscara eu me identifiquei com ele simplesmente por não saber quem sou, Talvez por que também me sinto perdido ou talvez simplesmente estava escrita né... Vai saber...

4 comentários:

Unknown disse...

Vou te responder essa pergunta com teorias que aprendi na faculdade que não uso para muita coisa mas que é importante sabe-se lá para que além de responder essa tua pergunta e não fazer propaganda agressiva. Kkkkkkkk Seguinte essa é uma questão filosófica histórica que se criou no subconsciente coletivo onde a sociedade brasileira, vive em uma realidade de opressão durante todas as eras históricas e sociais incluindo as atuais, nada mais normal que o povo tenha desenvolvido um sentimento e/ou um comportamento de protecionismo do mais fraco, e mais oprimido, é pelo mesmo motivo que a Schim se fudeu quando o Zeca Pagodinho mudou de Cerveja, ou pq o Lula foi eleito com o discurso de ajudar a classe mais pobre, que inclusive incluía ela considerando o nível de suas respostas em seus discursos. Caraca a Charbelly teria orgulho da minha resposta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Resumão: O povo e babaca o suficiente para tentar ajudar pessoas que não são próximas e que futuramente só irão por na sua bunda.

Meu Blog Chegou disse...

Assino embaixo, Adrian.

É isso aí.

Meu Blog Chegou disse...

HUAHUAHUAUHUHAUHAUHA

ELE TBM FOI ALUNO DA CHARBELLY ESTRELAAAAAAAAAAAAA

ela vai dominar o mundo.

Unknown disse...

Infelizmente 2 em teoria da comunicação e 1 na monografia