sexta-feira, 26 de março de 2010

Presente de grego

Para os que me conhecem bem e também para os que nem me conhecem tão bem assim sabem que eu de todos os artistas que aprecio tenho um em especial, alguém que escuto há mais de 10 anos compulsivamente e continuo descobrindo coisas novas, esse artista é a banda Legião Urbana, e esse mito, Renato Russo.
Ariano com ascendente em peixes (assim como eu) Renato Russo completaria 50 anos amanhã senão tivesse falecido em 1996 no auge dos seus 36 anos deixando pra trás uma “legião” de fãs (sem trocadilhos).
Acho que a Legião Urbana e o Renato em si desprezam qualquer apresentação, e não estou aqui também para fazer qualquer homenagem aos seus 50 anos, apesar de ser bem merecida, mas talvez para questionar e brigar um pouco por sua memória.
Ao longo de seus 12 anos de carreira conhecida no cenário nacional, a Legião Urbana lançou 7 discos de estúdios e uma coletânea chamada Música para Acampamento que mesmo sendo uma coletânea continha versões totalmente novas, algo realmente consistente e que valia a pena. Porém, depois da morte de Renato Russo o que se viu, foi uma sucessiva tentativa de se lucrar com um artista que faz até uma canção como parabéns pra você virar poesia. Após sua morte destaco apenas dois discos que realmente tinham algo para acrescentar que foi "Uma Outra Estação" lançado em 97 e o "Acústico MTV" lançado em 99 que mostrou um lado totalmente diferente da Legião Urbana. Tirando esses, coletâneas ao vivo e de “Best of” sempre soaram pra mim como diz o próprio nome de um lançado em 98 “mais do mesmo”.
Mas pra mim, agora eles chegaram ao fundo do poço lançado esse cd "Duetos", que conta com a participação de vários artistas cantando músicas com Renato Russo, legal né? Sim, seria... Se alguns desses duetos realmente estivessem existidos e não fossem simplesmente colagens editadas de uma canção por cima da voz de Renato Russo, coisa com a tecnologia de hoje, qualquer criança de 12 anos é capaz de fazer...
Acho baixo essa tentativa de lucrar ou manter viva a obra da Legião Urbana através disso. A Legião não precisa de colagens ou de coisas inventadas para se manter viva, ela vai existir pra sempre, pois enquanto terá alguém falando ou sofrendo por amor ou querendo justiça, lá estarão as canções atemporais de Renato Russo que hoje na véspera de seu aniversário não está comemorando nada, mas sim se contorcendo com esse novo CD. Parabéns eterno mestre...

2 comentários:

Diego A disse...

Apenas mais um disco para quem conhece " Pais e Filhos " e " Será " e quando escuta " Perfeição " se sente ofendido...

Fazer o que né???

Força Sempre!!!

Meu Blog Chegou disse...

Concordo contigo...