terça-feira, 13 de outubro de 2009

Partido Alto

A vida é realmente engraçada e muito louca. Nela a gente vive a eterna roda gigante da em que estamos em cima, estamos em baixo (qualquer semelhança com pornografia é mera coincidência). As vezes a roda quebra e ficamos mais tempo em determinada posição. Quando quebra em cima ninguém nunca percebe, mas quando quebra em baixo que é o problema... Uns dias são eternos, meses são uma vida e assim por diante.
Então, é nesse momento que a roda quebra que sempre aparece aquela mão amiga, aquela pessoa que vai lá e por algum motivo ou sem motivo nenhum conserta a roda gigante e faz com que ela continue subindo. Por essa pessoa, seja quem for ou porque o fez é que sentimos o sentimento chamado de gratidão...
Muito pode se discutir em torno disso, mas pagar simplesmente da mesma maneira consegue realmente retribuir o que a pessoa fez por você?
Vamos pensar de maneira prática. Se você está necessitado, precisando de um prato de comida, por exemplo, simplesmente pagar uma pessoa com o mesmo prato de comida é capaz de compensar o que ela fez por você? No caso da gratidão o fator circunstância é totalmente relevante e fundamental, pois dar um prato de comida a quem realmente precisa não pode ser pago com outro prato de comida. Na verdade, acho que não pode ser pago.
Os pais que pagam toda a educação dos filhos dão comida, alimentação, cursos e etc... Será capaz de se fazer um levantamento desses gastos com reajustes e simplesmente quitar toda a dívida? Onde fica o aspecto emocional? Você só é capaz de pagar aquilo tudo porque teve todo o suporte para chegar aonde chegou e isso não se paga.
A gratidão é um sentimento de eterna dívida com alguém que nunca poderá ser paga, apenas retribuída, porém nunca poderá ser simplesmente quitada.
O estranho nisso tudo é que quando precisamos de algo ou mais necessariamente de alguém, sempre somos humildes o suficiente para aceitar aquela ajuda, mas quando estamos bem esquecemos um pouco que aquela pessoa já nos estendeu a mão e no primeiro “vacilo” que a pessoa dá tudo de bom que foi feito vai por água abaixo... Será mesmo uma coisa ruim capaz de apagar tudo de bom? Acho que não...
Por isso, falando por mim e de mim, confesso que às vezes não demonstro muita gratidão para todas as pessoas que um dia me ajudaram e ainda me ajudam. Seja de qualquer maneira, seja com uma conversa apenas ou com algo ainda mais consistente. No entanto, venho por meio deste deixar claro que se no meio disso tudo eu sumo, não é porque eu esqueci! A vida é meio “complique” mesmo e eu apenas talvez tenha tido que me afastar... Só isso. Mas o mundo sempre dá voltas mesmo, um dia a gente se encontra... Fato.

2 comentários:

Paulinha disse...

Acredito mesmo que a melhor forma de recompensar é naturalmente agir com posturas que elevem sempre a moral de quem sempre te ajuda! Seja com gestos, carinhos, um simples bom dia que pode mudar o dia da pessoa, um convite p bater papo, jantar...São formas de não esquecer delas também. Ainda bem que temos os amigos para fazer a roda girar. O problema maior seria se um dia ela emperrar e assim ficasse....

Meu Blog Chegou disse...

É... Eu sei... E obrigada, a propósito...