quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Teatro dos Vampiros

Mesmo não assumindo, nós seres humanos racionais que só usamos 10% de nossa capacidade cerebral gostamos muito de ver uma desgraça. Alheia é claro.
Tive essa constatação ao me dar conta do engarrafamento que é causado por acidentes de trânsito principalmente os que têm feridos. TODO MUNDO passa devagar olhando, para o carro, coloca a cabeça pra fora do ônibus pelo desespero de achar uma marca de sangue, alguém machucado e quando veem a cena viram o rosto para o lado e dizem: “Aí que nervoso! Não gosto de ver essas coisas” Se tem nervoso por que fez questão de ver o que se passa?
Já pararam pra contar a quantidade de pessoas que forma da multidão que se junta quando alguém passa mal, quando alguém é baleado ou morre na rua? São todos médicos? Todos vão ajudar? Sim o tumulto em si nos atrai.
Outro exemplo é como novelas e programas do estilo do Ratinho e da Luciana Gimenez fazem até certo “sucesso” explorando os dramas humanos. Sempre quando tem um caso absurdo de alguma vida totalmente destruída o índice de audiência vai às alturas.
No colégio ou faculdade ou qualquer coisa do tipo, gostamos de saber a nota do amiguinho... Será só para comparar ou existe aquela pontinha de sentir a desgraça do outro?
Enterros também sempre ficam bem mais cheios que festas de aniversário, batizados, ou encontros com amigos... Será realmente só a última despedida? Sim... Ou temos aquela coisa de amparar quem precisa de nós, pois nesse momento nos sentimos mais fortes na situação de dar colo... Procuramos momentos tristes, queremos ser úteis, fazer o bem procurando o mal. É muito mais fácil incomodar do que ser incomodado...
Pra mim a questão não é ser uma pessoa boa ou ruim, mas sim uma necessidade inconsciente de comparar nossas vidas para mostrar que talvez a nossa nem seja tão ruim assim, que poderia ser pior, ou até mesmo de tirar forças na desgraça de alguém... Sei lá, deve ter uma explicação não tão maléfica de gostarmos da desgraça alheia ou na verdade de ver só uma curiosidade de ver algo diferente. Mas deixa eu ir parando por aqui porque acabei de ouvir um barulho de batida e vou lá ver o que é...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Passei por isso ontem... Por que todo ser humano é assim?