quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O que somos?

Poucos dias após a euforia de sermos Cidade Olímpica, nós cariocas passamos a viver uma guerra urbana, não que isso seja muito fora do nosso dia a dia, mas ultimamente o bicho ta pegando mesmo...
A imprensa mundial e até mesmo nacional está falando com tom de ironia sobre como a nova Cidade Olímpica está em uma verdadeira guerra com o tráfico de drogas... Estão eles totalmente errado?
Sempre nesses momentos de tensão, milhares de críticas são feitas a polícia e ao governo... E aos bandidos?
Não estou defendendo bandeira de nada, até porque graças a Deus eu nem vivo fortemente esse dia a dia de terror, porém, não vejo moradores de favela falando mal de traficantes, para eles o errado sempre é a Polícia. Será medo? Talvez... Mas certas situações são demais.
No caso da morte daqueles quatro jovens que chegavam em casa de madrugada e foram mortos por traficantes, a família ficou indignada com a Polícia que disse que eles eram bandidos... Mas e quem os mataram? Não tem culpa?
Outra coisa no mínimo engraçada é que pra mim usuário de droga é tão bandido como um traficante ou policial corrupto, pois eles de uma maneira direta e às vezes indireta fornecem dinheiro e dão condições para o tráfico comprar armas e depois em uma esquina qualquer dessas ai acabar com a vida de algum familiar... E depois que isso acontece à culpa é governo? A culpa é da Polícia? Não porra, a culpa é você que gosta de um beckzinho, que gosta de um teco... Mesmo que seja “Só de vez em quando”.
E nós que não somos usuários, porém olhamos em nossa volta toda a pobreza e violência dessa cidade e não fazemos nada para mudar... Também não temos culpa?
No caso da violência no Rio a solução é todos agirmos em conjunto, nós fazendo nossa parte de buscar soluções e ajudas, a porra do viciado parando de ser viciado, os moradores parando de acobertar traficantes, a policia deixando de ser corrupta, o governo deixando de pensar em dinheiro e o bandido... Ah e o bandido morrendo sei lá... E aí sim poderemos nos definir, se somos Cidade Olímpica ou Cidade Desespero???

Nenhum comentário: