segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Carta Aberta ao Ex Presidente Lula

Caro, ex-presidente Lula.

Para inicio de conversa, meio que te parafraseando, nunca na história desse país eu vi um presidente pelo qual eu tinha tanta antipatia como pelo senhor.

Acho que nossa ligação começou em 89, quando eu ainda bem pequeno lembro-me vagamente das eleições presidências daquele ano, do qual você com o apelido de Lula, uma barba que dava medo e um tom bem agressivo, brigava com um sujeito boa praça, bem arrumado e de boa aparência. Ladrão, tudo bem, mas de boa aparência, chamado Fernando Collor de Melo. Obvio que naquele ano, o bom moço ganhou, e eu gostei, não ia com a sua cara.

Os anos passaram, e você perdeu mais duas eleições para mais um Fernando, dessa vez o Henrique Cardoso, e foi aí que tudo mudou.

Mas voltando um pouco, quero deixar bem claro que talvez por certo preconceito meu nunca me agradou esse populismo seu e de outros governantes que acrescentam apelidos ou hipocorísticas aos seus nomes próprios. Não me sinto nem um pouco a vontade em ser representado por um Lula ou um Garotinho da vida, acho que perde completamente o respeito, mas enfim... Se o povo gosta, ta valendo.

Mas tem algo que eu admiro na sua história política, foi que depois das derrotas para os Fernandos você como todos que perdem, analisou e viu a necessidade de mudança, chamou o Duda Mendonça e deixou pra trás o boné da Suvinil e o ar de revolta, pelo terno e um tom mais sereno... Foi nesse exato momento que nasceu um mito!

O Duda Mendonça teve a admirável capacidade de juntar toda a força populista que você tinha e uni-lo com um carisma recém criado. Foi fantástico.

E você se elegeu mole, por duas vezes, mas deixou na mão milhares de militantes que tinham orgulho de usar a camisa do PT na esperança de dias melhores, mas que no final das contas perceberam que você e o partido eram farinha do mesmo saco e faziam tudo que os outros faziam. Mas confesso que gostei disso ter acontecido porque sempre achei chata e ridiculamente inocente essa galera do PT por acharem que estavam fazendo parte de algo grande e diferente... Coitados... E o pior, mesmo depois de tudo, eles continuam sem dar o braço a torcer, achando que tem a razão.
Eu nunca votei em você, mas mesmo assim você ganhou dois anos seguidos com níveis altíssimos de popularidade.

Que fique bem claro, que não entendo de política, e por isso não tenho a capacidade de julgar o seu governo de uma forma mais complexa, nem dizer o que foi mérito seu, o que foi acaso ou um trabalho de governos passados nesse crescimento brasileiro no cenário mundial. Mas a questão é, eu falo de você como pessoa e nisso você é igual a todo mundo, mas não deveria ser.

Ao contrário de outros presidentes, que nasceram em berço de ouro, de famílias nobres ou que tinham heranças políticas, você veio do povo, mas roubou o povo pra você e pra sua família igual a todo mundo. O que te faz melhor que o Collor ou do que tantos outros? Na verdade, pra mim você é pior que o Collor, porque ele provavelmente nunca passou fome ou necessidade pra saber na pele como é não ter apoio de cima e ainda assim ser roubado... Mas você já e mesmo assim, o fez...

E ainda assim te santificaram. Transformam-te em mito, em intocável, muito por você também que patrocinou um filme sobre a sua vida em ano de campanha, para assim se tornar um grande cabo eleitoral e eleger outra pessoa do seu partido... Lula, o que te faz melhor que alguém?

O que juro que não entendo, é que como ainda assim após inúmeros escândalos na época do seu mandato você ainda continua sendo santificado com sua imagem inabalável, sem ser investigado, questionado, nem nada, mesmo agora que surgem mais provas de que você foi um grande comparsa no esquema mais sujo que esse país já viveu de corrupção, e o que você vai fazer?

Organizar uma caravana pelo país, para dizer ao “povo” que você é inocente... Isso é atitude de quem se considera inocente?

Lula, você batalhou, lutou bastante, mas também teve muita sorte de chegar aonde chegou. Acho que a vida já te deu muita coisa mesmo sem você merecer. Por isso eu te peço uma coisa: retribua a altura, seja honesto e assuma tudo que fez pelo menos dessa vez. Você deve isso em nome de todos aqueles inocentes que já acreditaram em você um dia... Pensa nisso.

Do seu orgulhoso não eleitor

Dudu

Nenhum comentário: