quinta-feira, 31 de março de 2011

Agendamento Setting

Engraçado como algumas polêmicas e acontecimentos tem mais forças ou não para a população devido ao espaço que a opinião pública dá a eles em relação a outros que acontecem ao mesmo tempo. E o mais engraçado ainda é como as pessoas acreditam naquilo cegamente ou realmente acabam por serem condicionados a só acreditar ou achar importante o que é divulgado nos meios de massa.
Hoje em dia se algo acontece e não aparece nos grandes meios de massas, aquilo não tem a menor relevância ou talvez nem tenha acontecido realmente.
A população está cada vez menos disposta a pensar e quer receber cada vez mais pensamentos já prontos, opiniões já formadas sobre pessoas, lugares e coisas. A vida ta corrida e pensar dá trabalho!
Isso não é de hoje, desde 1970 já existe uma teoria dentro da comunicação chamada Agendamento Setting que tem por fundamento pensar que a mídia determina a pauta para opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.
Colocando em prática nos dias de hoje e fatos recentes, precisou um progama HUMORÍSTICO de televisão fazer uma espécie de brincadeira com o Bolsonaro para o Brasil descobrir seus pensamentos preconceituosos. Mas pera aí... Será mesmo que o Bolsonaro tem que ser preso e caçado por isso, ou quem merece ser preso foram as pessoas que votam nele há mais de 5 mandatos e só agora descobriram esse lado, que pelo visto ele já vem deixando claro por anos. Como alguém consegue votar em alguém sem saber sobre essa pessoa? Vota-se no nome? Vota-se com outros? Por interesse? Nunca saberei...
Outro caso clássico, é na morte do agora GUERREIRO José de Alencar... Muito pouco se falava sobre ele, passava mais tempo em hospitais do que em qualquer outro lugar e agora depois de sua morte, várias pessoas que não o conheciam agora o tomam por exemplo? Sim, pois foi essa a imagem que a mídia passou, um homem que lutou pela vida. Sim, lutou, como todos lutariam, e o resto? Quem foi ele, o que ele fez? Cadê nossas próprias opniões? Cadê o conhecimento sobre a história? Cadê o querer saber mais antes de falar...
E o meu favorito, o Big Brother Brasil... Falo com muito orgulho mesmo que hoje em dia que não vejo, não tenho simpatia pelo Bial mais e muito menos pelo Boninho, porém não posso dizer que isso ainda passe despercebido por mim.
Mesmo com índices de audiência despencando ao longo dos anos, o BBB ainda continua mantendo seus recordes de anunciantes e arrecadações que veem um potencial muito grande de lavagem cerebral que ele faz nas pessoas com suas edições maliciosas ou super valorização de defeitos de um e qualidades de outro, colocando o ser humano, como nós, em um estado de animal, se humilhando por dinheiro, comida e fama. Já vi várias edições anteriores e mesmo não vendo essa posso traçar um roteiro baseado no mais do mesmo de outros anos.
Não serei um crítico, o programa como diversão pode ser bem útil, engraçado, agora valores serem abordados, discutidos e reavaliados dentro de um modelo que pessoas são personagens com roteiro escrito, pois não tem a liberdade plena de fazerem o que querem ou de ser quem realmente são. Pelo o que é passado ali dentro, ninguém tem condições de ser ídolo ou exemplo de ninguém aqui fora, aquilo é um teatro e pronto... Aceite!
Enfim, pra você que começou a achar a partir dessa semana que a Preta Gil tem atitude, que o CQC é o máximo e cobra mesmo dos políticos para um país melhor, que o Bolsonaro é Fascista, que a Maria do BBB é puta, dá o que é dela mas é exemplo e que o José de Alencar foi guerreiro... Melhor eu comprar um Pense Bem da Tectoy pra você, que acho que assim estará melhor auxiliado...

Nenhum comentário: