segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copas fora

O sentimento nacionalista tomou conta de todos... Enfim chegou a Copa do Mundo.
Vemos bandeiras, camisas, carros, ruas... Tudo escrito “Brasil” e as cores em verde amarelo estão em moda outra vez. Mulheres pintam as unhas dessa cor, crianças colocam o aparelho dentário dessa cor, enfim o sentimento e o nome Brasil tomam conta da sociedade.
Eu amo Copa do Mundo e também faço parte dessa mobilização, eu também não costumo vestir as cores do meu país tirando esse movimento, mas por quê?
Acho que a questão da Copa do mundo é uma questão de conveniência, de chances e tudo mais, porque sabemos que somos favoritos, sabemos que somos bons e por isso torcemos por aquilo que temos chance. Tanto que nas Olimpíadas não vemos toda essa mobilização, nem em qualquer outra modalidade que não seja o futebol.
Então, eu pergunto... Somos nacionalistas? Não... Não somos. Valorizamos o nosso país? Não, não valorizamos. Não costumamos ver bandeiras e orgulho a pátria que vemos em outros países como Estados Unidos, por exemplo, em que cada lugar que vamos nos deparamos com bandeiras, escritas e amor a história feita e criada por todos.
Eu não crítico a Copa do Mundo nem a nossa mobilização por ela, eu acho sim que tem que haver isso tudo, temos mesmo que parar tudo para assistir aos jogos do Brasil, faz parte da nossa cultura e acho isso tudo válido. Mas por que não somos nacionalistas sempre?
Lembro-me que quando era criança achava um saco ter que cantar o hino nacional todas as segundas feiras na quadra do colégio, porém gostava de preparar os enfeites para a Copa... Por que essa diferença se tudo deveria se tratar de orgulho da nação.
Acho que poderíamos rever essa nossa postura e ter orgulho do país em todos ou movimentos ou assumirmos que o Brasil que se foda e a gente quer é a festa e pronto... Só não dá mais pra continuar em cima do muro. E aí, o que decide?

2 comentários:

Rafael disse...

Nego comemora a chance de sair mais cedo do trabalho e encher a cara na rua... #justo

Meu Blog Chegou disse...

Já escrevi sobre isso na Copa passada. Chamava 'patriotas de quatro em quatro anos'...