quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lula "O Filho da Puta"

Mais um filme é lançado no mercado nacional dentre tantos outros. Aparentemente apenas mais um filme inocente sobre um ser que nasceu na miséria e chegou a ser “alguém” na vida... Sim, essa história inocente parece ser um retrato muito comum da nossa nação... Mas... A vida sempre tem um mais
O filme em questão seria totalmente inocente sim se não se chamasse “Lula o filho do Brasil” e contasse a história de nosso digníssimo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Então, quando vi sobre o lançamento do filme pensei: “Putz, que palhaçada”, “Dois filhos de Francisco 2” algo assim... Mas não tive uma visão muito crítica e profunda do assunto até que lendo a veja dessa semana (não fui influenciado, apenas abri os olhos) minha visão sobre o assunto mudou bastante.
Lendo sobre o filme e de como ele surgiu, percebo que o que aconteceu foi uma tentativa de mitificar Lula contando sua trajetória de vida nos cinemas de uma maneira poética e linda, se eu quiser até a minha história fica assim porra. Tudo já foi armado, o lançamento do filme será esse mês a globo passará ele em março através de uma minissérie de alguns capítulos e depois sairá em DVD, preciso falar pra vocês o que acontecerá em 2010? Sim as eleições presidências...
Voltando ao filme, a matéria da revista diz que o filme foi baseado na biografia de Lula e faz a comparação de alguns fatos que são mostrados no filme e o que realmente aconteceu. O que se percebe é uma tentativa totalmente desesperadora de transformar o Lula em um novo Messias, já que frases são inventadas, situações são distorcidas e qualquer coisa que tenha acontecido na vida que o mostra como ser humano que tem raiva, inveja, ou vive situações constrangedoras foram totalmente esquecidas do filme, elas não aconteceram?? Ele foi santo? E o dedo que dizem que ele cortou de proposito?
O filme já é visto como uma ótima arma para a campanha presidencial de Dilma Rousseff com sua cabeça gigante e ser ar de superior e de quebra fortalecer ainda mais o PT em outras cadeiras.
E não para por aí... Todas as empresas patrocinadoras do filme das quais não me lembro mais quem são, tem ou tiveram alguma ligação ou foram beneficiadas pelo governo ou alguém lá de dentro. Essas empresas doaram valores absurdamente mais altos do que os padrões do cinema nacional e a distribuição será também a maior vista até hoje.
O que mais posso dizer? Lembro-me que antes de 2002 o PT virou moda, jovens achavam que se o partido chegasse ao poder tudo mudaria, eram comum ver bandeiras e aquelas camisas vermelhas com a estrela do partido perambulando por ai... E sete anos depois o que mudou? Os jovens não são tão jovens, inúmeros escândalos apagaram o brilho da estrela pela qual nunca simpatizei (sim me orgulho de nunca ter votado no Lula), viram que o partido era apenas mais um na sujeira da política Brasileira e perdendo a força que tinham resolveram agora lançar o filme e transformar o presidente no maior cabo eleitoral já visto desde de Jesus Cristo, levando a sua história de vida ao cinema e no fundo conseguindo sim me fazer chorar, não de emoção, mas de raiva...

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo em gênero, numero e grau e digo tbm com orgulho que eu tbm nunca votei no lula.
Mas te digo que as coisas serão sempre as mesmas se direita ou esquerda ganhar, não é só o presidente que faz o país são todos os políticos, ou seja, na minha solução demissão de todos, e equipe nova, sem vicio, com vontade de ajudar o país, com bons salários sem auxilio o único beneficio seria uma bala para cada um que for pego roubando.

Paulinha disse...

Pois é! Na ficcção qq história pode ganhar um ar romântico e heróico. Acho que os nomes destas e,presas tem que ser divulgados bem como todos os recursos financeiros investidos. Ainda sim, acho que a Dilma não decola não. Acredito tb que deveria ser proibido este tipo de produção ser veiculada em anod e eleição e até mesmo antes!