domingo, 10 de outubro de 2010

Trocando em Miúdos

Sérgio Maciel sempre foi um amante de música. Paixão que herdará de seu pai que foi um músico bem renomado de uma orquestra carioca.
Com a vida bem encaminhada, tinha um emprego instável e um relacionamento com Sabrina Antunes, moça que conheceu em sua adolescência e que morava junto há pouco de 1 mês na casa dela.
Sua vida estava dentro da normalidade, era uma pessoa vista como comum na sociedade, que gostava de coisas como praia, um bom restaurante, um filme de bom gosto e tudo mais. Só que, como muitos outros “normais” por aí, tinha uma obsessão.
Sérgio era muito fã de Chico Buarque e de uma música em especial: Trocando em Miúdos. Desde pequeno com influência do seu pai ouvia essa música e exaltava sua poesia, e até aí tudo bem, a não ser a vontade que tinha dela, por sua poesia, ser a trilha sonora de sua vida.
Feliz em seu relacionamento Sérgio começou a aparecer com pequenas coisas estranhas em casa.
Primeiro chega para a Sabrina com uma fita do senhor do Bonfim e um disco do Pixinguinha e diz:
- Olha o que comprei na feira
- Ué Sérgio, você nunca gostou dessas coisas da Bahia e muito menos de Pixinguinha
-Ah... Era barato e resolvi comprar...
- Estranho... Disse Sabrina sem se importar
A Rotina de uma mudança de comportamento de Sérgio foi se dando, e um ato de consumismo no mínimo no sense foi tomado por ele que até então era visto como pão duro. Ele passou a aparecer com uma quantidade de itens desnecessários como uma caixa para eles irem guardando as lembranças e lençóis novos que segundo ele demonstrariam o amor que sentiam um pelo outro.
E novamente Sabrina questionou:
- E lençol prova amor Sérgio?
- Provar não prova, mas nossas marcas ficarão neles pra sempre... Pra eternidade...
E Sabrina mesmo sem concordar não criou caso, porque no mesmo dia Sérgio chegou com uma aliança linda, totalmente de ouro, que segundo ele iria selar ainda mais o relacionamento.
E para dar totalmente o fim de sua desconfiança sobre Sérgio, o antes pão duro passou a dividir o Aluguel da casa que eles moravam. Além disso, Sérgio que odiava emprestar suas coisas deixou um livro que ele tanto gostava de Pablo Neruda, a convenceu que era bom e a emprestou.
Tudo estava perfeito, as mudança de Sérgio foram maravilhosas para Sabrina, até que um dia, sem mais nem menos... Mesmo a amando muito, Sérgio acabou com tudo. Assim mesmo do nada, sem deixar a chance nem de Sabrina entender o que acontecia, ou argumentar, ele foi pegando o que era dele e deixando o que era dela. E como quem já parecia ter tudo programado, deixou a fita do senhor do Bonfim que não lhe serviu, mas levando o disco do Pixinguinha. Disse que Sabrina poderia fazer o que quisesse com a Aliança da seguinte forma:
-Olha, a Aliança você pode empenhar ou derreter
-Mas Sérgio, eu não quero. Ela argumentava
-Não vou chorar na sua frente ele dizia, e tem mais... Aceite a ajuda do seu novo namorado pro aluguel e devolve meu Neruda já que você nunca leu...
E assim, Sérgio se foi... Levando apenas a identidade no bolso, fechando o portão sem que ninguém percebesse, já sentindo muito saudade, mas achando que já estava indo tarde mas que agora Trocando em Miúdos era enfim a música dele.

Obs: Para facilitar o entendimento da história, ajuda ouvir Trocando em Miúdos do Chico Buarque.

Nenhum comentário: