quinta-feira, 13 de maio de 2010

Toda forma de poder

Deparei-me com uma notícia do Jornal o Globo que diz que o líder do Governo no Senado, Romero Jucá disse que não tem pressa para discutir o projeto Ficha Limpa, pois esse projeto não é do governo e sim da sociedade e não fará nada com pressão "popular".
Achei muito engraçado essa postura do nosso excelentíssimo porra nenhuma em falar uma coisa dessas, quer dizer que a voz e o pedido popular não é prioridade, o pedido de quem o coloca lá não é prioridade e isso sim pode esperar.
Não venho por meio de este discutir prioridades, pois não tenho conhecimento para dizer o que é ou não mais importante, como a votação do Pré-Sal, só que esse discurso que o governo tem prioridade, o governo vem primeiro chega a ser meio fascista, não sei...
Acho que ele foi bem infeliz ao dizer essa frase, que o projeto é um desejo da sociedade e por isso não teria pressa, é claro... Eles estão usando essa votação como mais uma maneira de medir força ou colocar pressão em outras votações entre governo e oposição e tudo mais.
A pergunta é até quando a vontade deles, alianças políticas ou esse jogo de poder vai importar mais do que o desejo de uma população?
O que não dá pra agüentar mais é esse jogo de vontades e propósitos pessoais ser feito com coisas simples de ser decidida, a prioridade de uma nação é prioridade do Estado, é prioridade de um governo que em minha opinião é um simples organizador das sociedade para não deixar algo totalmente “solto” beirando o “caos” e não uma forma independente e centralizadora de poder para benefícios próprios dentro de uma coletividade desordenada e desunida que existe dentro dele.
Enfim, não estou aqui para julgar que o “Ficha Limpa” é bom ou não, se o “Pré-Sal” é necessário ou não, mas sim para defender que se vivemos em uma democracia, a democracia de imperar e nós o povo, nós da sociedade, somos da democracia...

Nenhum comentário: