quinta-feira, 15 de abril de 2010

Se não sabe, pesquise

A derrota de ontem me abalou sim... Confesso. Porém venho por meio deste falar (estou tão formal hoje) de algo que já aconteceu há 23 anos atrás e mesmo assim ou apenas agora a polêmica foi dada ao fim... Sim eu estou falando do ano de 1987 e da tão controversa Copa União de futebol que ocorreu naquele ano. Motivo de discussão entre todos os times do Brasil e principalmente entre São Paulo e Flamengo para saber quem foi o primeiro Pentacampeão Brasileiro e merecedor da ridícula Taça de Bolinhas.
Pois bem, para os rubro-negros (e pra mim) o pentacampeonato veio com o título de 1992 e já para o São Paulo apenas 15 anos depois em 2007. A questão foi reacendida naquela época em que se perguntava quem era o primeiro Pentacampeão e foi reforçada ano passado quando o Flamengo ganhou seu 6º título. Essa semana 23 anos depois a CBF veio se pronunciar e disse que o título de 87 não é do Flamengo e que o merecedor da Taça é o São Paulo que foi o primeiro Pentacampeão Brasileiro de futebol.
Vamos as fatos? Sim, tem que ter fatos porque vejo muito anti-flamenguista gritando por ai que o Flamengo é Penta e não Hexa sem ao menos saber o que aconteceu naquele ano.
Em 1987 a CBF não iria por problemas financeiros (sim os tempos eram outros) fazer o campeonato Brasileiro daquele ano. Decidiu-se então criar uma entidade com os clubes mais fortes do país chamada Clube dos 13 e a partir desse Clube dos 13 foi criado um campeonato Nacional daquele ano denominado Copa União, em que os 16 clubes da primeira divisão do campeonato nacional jogariam em dois grupos para decidir quem seria o campeão. Até aí tudo bem, mas a CBF para não ficar de fora decide organizar junto ao Clube dos 13 o campeonato e colocar nele mais 16 times de uma segunda divisão e os dividiram em módulos. O módulo verde seria a séria A e o Módulo amarelo seria a série B. Até aí tudo bem, mas eis que a CBF quis mudar o regulamento do campeonato com a competição já acontecendo e falou que os dois times classificados para a final de cada módulo deveriam jogar um quadrangular final, fato que todo o Clube dos 13 não aceitou (inclusive o presidente na época era o presidente do São Paulo, engraçado né) e Flamengo e Internacional fizeram uma final e Sport e Guarani fizeram outra final já que venceram supostamente Flamengo e Internacional por W.O. Preciso dizer algo mais?
Está óbvio que a CBF não assume o título do Flamengo pois assim estaria dando a entender a sua falta de comando naquele ano em que tentou mudar as regras de um campeonato em andamento e não conseguiu.
O que acho engraçado nisso tudo é que o Flamengo não tem mais o apoio de todos aqueles times que assim como ele chegaram em um consenso de que o campeonato teria que se realizado daquela maneira e tentam tirar o brilho daquela conquista que tinha no time nomes como: Zico, Bebeto, Leonardo, Leandro, Andrade, Zinho, Renato Gaúcho entre outros...
A partir de fatos como esses, pessoas sem o menor conhecimento, ou sem querer buscar o conhecimento, gritam ao 6 (hexa) cantos do mundo que o Flamengo não é Hexa, do mesmo jeito que inventam uma história cabulosa que no ano que o Flamengo foi campeão da Libertadores não tinha nenhum time Argentino. Tinha sim, tinha o Rosário Central e o famoso e forte River Plate, porém fizeram uma campanha ruim e não se classificaram para a fase final, perdendo a vaga para o Deportivo Cali da Colômbia.
O que quero falar com tudo isso é que tentam de qualquer custo depreciar as conquistas de um time que já provou a sua superioridade e hegemonia no cenário nacional há tempos, e pra mim não é um reconhecimento oficial ou uma taça de Bolinhas que vai mudar isso, até porque ela será bem mais útil para os São Paulinos (carinhosamente chamado de Bambis) praticar Pompoarismo...

4 comentários:

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu disse...

Ricardo Teixeira é um tremendo babaca e os outros times também pois não tem (culhão) isso ai mesmo, pra ganhar uma competição de grande porte, como brasileiro e libertadores, ficam disputando carioquinhas e copinhas do brasil (ja conquintadas pelo GRANDIOSO FLAMENGO). Correm atras mulambadas pq o FLAMENGO é HEXA.

Anônimo disse...

Isso mesmo, concordo com voce! Tem que chorarrrrrrrrrr hahahah e muito! Mico demais! Mas nao fiquem tristes voce agora sao penta. Voces nao sonharam 23 anos com isso! Valeu pentacampeao!

Meu Blog Chegou disse...

FOGÃO.