segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mais do Mesmo

Assim como alguns órgãos públicos, empresas e instituições de ensino eu também vivi um recesso do blog e por isso talvez não tenha escrito há algum tempo, porém aqui estou eu de volta.
Esse recesso prova a minha teoria de que consideramos esse fim de ano, realmente um fim e acabamos por relaxar em nossas atividades, nossas dietas, em nossa vida, esperando um “novo começo”.
Tenho que concordar com Mario Quintana quando ele diz que: “Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada Ano Novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..." E ele está errado?
Deixando todo o lado racional “de lado” precisamos mesmo desse belo truque do calendário para renovarmos nossas esperanças, criarmos nossas metas, tentarmos abandonar velhos hábitos, fazermos velhos contatos e começarmos ou simplesmente recomeçarmos algo.
É engraçado que em cada fim de ano nos perguntamos “como será ano que vem?” e por mais que aconteçam várias coisas, parece que no fundo não aconteceu nada... Ou aconteceu tudo... É um mix de percepções em que achamos que o tempo passou rápido demais, que aconteceu tudo, mas não deu tempo pra nada... Vai entender...
Aí o Ano começa, e a gente dá feliz ano novo a quem nem fala direito, desejamos votos de felicidades sinceros a quem às vezes nem agimos com sinceridade e realmente achamos que tudo mudou que tudo está diferente. O gás aumenta, a vontade de fazer as coisas também, começamos a contabilizar coisas ridículas do tipo de “o primeiro banho de 2010” “A primeira vez que fui ao banheiro” “O primeiro arroz com feijão do ano”, tudo é novidade, é tudo novo... Mesmo sendo sempre mais do mesmo.
Mas aí o ano realmente começa, as datas importantes chegam, as velhas coisas acontecem e temos a impressão que nada mudou mesmo quando tudo muda e olhamos com certo saudosismo daquele passado que queríamos que acabasse.
Mas parando pra pensar nesse nosso ritual, o ano realmente não continua e tão pouco recomeça o ano na verdade se repete, pois o ritual sempre criamos é o mesmo de todos os anos e faz com que a vida seja um ciclo com base nos meses que vivemos. As alegrias e as tristezas existem assim como as novelas da Globo, os especiais do Roberto Carlos, os campeonatos de futebol, os carnavais, as tragédias, alegrias, mortes e nascimentos...
Mas repetindo ou não tanto faz, pois felizmente ou (infelizmente em alguns casos) o que importa é que o que aconteceu ficou pra trás e o que virá... Bem, por mais que tudo se repita a gente não tem a menor idéia... Tem coisa melhor?
Bom ano pra mim...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Pra todos nós.

É verdade, vc falou tudo.

Meu 2009 foi uma merda, é sempre uma merda quando há morte próxima da gente, né?

Mas foi só mais um ano. Que passou.

E que tudo se repita, de novo...