sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"Hoje, no Aqui Agora"

Ontem por um momento pensei (logo existo) ou tentei me lembrar como era o mundo antes dessa revolução tecnológica na informação. Foi algo bem simples que me chamou essa atenção. Estava eu vendo o jogo Juventus x Inter de Milão e saí de casa para minha rotineira caminhada ou corrida (depende do meu joelho) antes do término da partida e quando voltei quis saber quanto tinha terminado o jogo, já que quando saí de casa aos 39 do 2º tempo estava 1x1. Mas ontem não tive dificuldade nenhuma de entrar em qualquer página de esportes e ver quanto foi o jogo, mas ai pensei... Como eu faria antes pra saber?
O antes a que me refiro não são 30 ou 20 anos, mas talvez 10 ,15 anos momento em que a internet e os sites não eram muito populares e talvez não bem atualizados. Mas enfim “antigamente” (não tão antigamente assim) eu teria que dar a sorte de algum conhecido ter visto o jogo, ou esperar algum programa da TV se interessar a passar o resultado e até esperar até o dia seguinte para ler no jornal quanto foi o jogo... Dá pra imaginar como vivíamos assim?
Aí fui mais a fundo, e pensei como vivíamos sem celular? Como marcávamos algo com alguém em algum lugar e ficávamos simplesmente esperando a pessoa aparecer?
Com isso constatei que a culpa de nossa ansiedade, a culpa do nosso consumo exagerado de calmantes também vem daí, da nossa presa de fazer cada vez mais coisas ao mesmo tempo e cada vez mais rápido. Hoje somos incapazes de pegar um dicionário para procurar uma palavras, digitamos no Google, somos incapazes de fazer uma pesquisa em uma biblioteca, o Google também resolve nosso problema, temos que ter informações do que acontece no mundo em tempo real, não podemos esperar ninguém e ficamos o tempo todo ligando para a pessoa perguntando: “Já chegou?”, “Tá onde?”, isso sem contar o maldito Nextel que quando toca todo mundo olha e pergunta: “É o seu???”
Enfim, estamos chegando a um ponto de evolução da rapidez de informação tão grande com celulares smartphones, com netbooks e o novo Ipad da Apple que já já o nosso “Aqui Agora” vai ser o que ainda vai acontecer... Bem diferente do "Aqui Agora" que era gravado de um dia pro outro pelo Gil Gomes no SBT...

Um comentário:

Meu Blog Chegou disse...

Nossa, concordo plenamente. Outro dia li q a quantidade de novas doenças q surgiram com o novo milênio, todas ou pelo menos a maioria ligada ao estresse (ansiedade etc e tal) e fiquei assustada, mas tive q concordar q as pessoas estão demais mesmo...

Morro de medo de ser mais uma.