sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Custa Nada Não Esquecer

Outra tragédia chega e “apaga” todas as outras. Infelizmente hoje dia 27/01/12 o que estampa a capa dos jornais é o desabamento de um prédio no centro do Rio. A notícia por si só já é chocante. Um prédio, desaba, no Centro do Rio, deixa feridos e mortos e ninguém sabe dizer ainda “por que”... Um prato cheio para os veículos de comunicação.
Até aí tudo bem, a notícia é sim de uma fatalidade imensa, algo que merece ser relatado com detalhes, mas o que me preocupa é esse novo modelo de Agendamento Setting (novo porque incluo a internet nele) que passou a ser determinante no que existe de prioridade ou não a ser feito no país.
Todo mundo já cansou de ver que logo após uma grande tragédia a pressão popular fica absurda, impulsionada ainda mais pelo fator internet em que uma opinião se espalha de uma forma muito rápida corrompendo milhares de pessoas sobre aquilo. Daí o governo, a prefeitura, ou qualquer órgão que seja sempre tenta “apurar os fatos” e “tomar as devidas providências”, até porque é necessário “apagar o incêndio”. Nesse momento, projetos são aprovados em tempo recorde, melhorias são estudadas, promessas são feitas, distribuem-se medalhas, heróis surgem, pessoas comuns viram lições de vida, até que... Tudo vai ficando mais fraco e o simples fato de a mídia ou ninguém da internet não falar mais sobre aquilo, faz a gente achar que está tudo bem... Foi tudo resolvido!
Aí passa o tempo e acontece outro problema, outra tragédia do tipo ou não, e todo esse mecanismo de “divulgação” do problema é feito, de novo, de novo e de novo... É um ciclo vicioso sem fim, em que toda vez que uma tragédia ou problema é mais “fresquinho”, vira prioridade em cima do primeiro...
Isso não pode acontecer, não podemos ter a sensação de que só porque um problema já passou, já deixou de ser notícia fresca, que ele não acontecerá mais.
Esse que é o exato momento de se tratar o que aconteceu, o momento em que as emoções já não falam mais, já não existe pressão popular, apenas... Vonte que dê certo... Será que ninguém no governo do Estado tem uma simples planilha de Excel com problemas que ainda precisam ser resolvidos? Ou melhor... Os meios de comunicação poderiam destinar um espaço qualquer, sejam em suas páginas de jornal, internet, rádio ou telejornal com o nome: "Coisas a fazer". E até nós mesmos, também poderíamos ter em nossos Facebooks e adjacentes algo lembrando o tempo todo: “Tudo bem, o prédio caiu, a Luiza tá no Canadá e teve um Estupro no BBB, mas olha o problema da chuva da Região Serrana de 2011 ainda não foi solucionado...”

Nenhum comentário: